Reunião de avaliação e planejamento do IBP em Florianópolis

25/02/2012 11:39

Nos dias 5 e 6 de março de 2012 será realizada a reunião de avaliação e planejamento do IBP em Florianópolis, e deverá contar com a participação dos coordenadores de redes e subprojetos. A reunião havia sido sugerida no último encontro do comitê gestor.Conforme coloca Esther Jean Langdon, coordenadora geral do IBP, “a rede e as atividades desenvolvidas no âmbito dos projetos apoiados pelo IBP são bastante distintas daquelas que caracterizam os outros Institutos do CNPq, portanto é importante que possamos evidenciar a importância dessa peculiaridade assim como a natureza de seu impacto”, completa Jean.

A reunião possui como objetivo avaliar o que foi construído pelas atividades do IBP até o momento, apresentar e dar visibilidade ao tipo de rede que tem sido construída pelas atividades do IBP, além de reunir coordenadores de rede e subprojetos e consultores externos do IBP. Outro ponto fundamental desta reunião é construir, neste primeiro momento, uma avaliação feita pelos próprios envolvidos e uma exposição clara da concepção e dos objetivos do IBP.

A coordenação do IPB solicita confirmação dos participantes. Os pesquisadores que vem de Manaus devem contatar a Profa. Deise para providenciar suas passagens e diárias.

Acompanhe a programação preliminar

Dia 5/03/12

Levando em consideração os objetivos da reunião, no primeiro dia as redes deverão apresentar os resultados alcançados dentro dos projetos apresentados ao IBP. Os consultores externos do IBP ouvirão todas as apresentações. Embora o modo de apresentação esteja à critério do coordenador da rede e dos coordenadores dos vários subprojetos, ela deverá ser organizada em relação às seguintes questões:

1- Rede – qual a concepção das atividades da rede? De que modo os diversos projetos e as atividades dos pesquisadores neles envolvidos têm fomentado esta articulação?

2 – Impacto – Qual a natureza do impacto social da rede e de sua produção? Em que áreas? De que modo? Qual a relevância social?

3 – Visibilidade – De que forma a rede tem levado à público tanto o resultado de seus trabalhos quanto a própria existência/natureza da rede? Estratégias de visibilização do IBP.

4 – Avaliação e possíveis reformulações da estrutura administrativa – Dificuldades encontradas no desenvolvimento e gerenciamento de atividades; Propostas para adequação administrativa e organização do IBP.

Dia 06/03/12

Manhã – Divisão do conjunto de coordenadores de rede e subprojetos em grupos menores para discussão com os consultores do IBP. Tarde – Reunião conjunta com todos os coordenadores de rede e subprojetos e os consultores. Estratégias para a formulação do pedido de renovação do IBP.