Informe do Comitê Gestor apresenta informações aos participantes da Reunião de avaliação e planejamento do IBP

01/03/2012 16:17

Caros/as coordenadores de Redes e de Projetos do IBP,

Enviamos abaixo um detalhamento da estrutura da Reunião de Avaliação do IBP, a ser realizada nos dias 5 e 6 de março. Depois da convocação inicial, recebemos correspondência do Cnpq nos informando que a solicitação de continuidade do instituto deverá ser entregue até o dia 27 de março, então a reunião foi alterada para responder a esta demanda.

1º dia – 5/03/12

9h às 10h – Relato sobre a trajetória e a situação atual do IBP – Profa. Esther

Jean Langdon

10h às 12h – Reunião em grupos de discussão para debater as seguintes

questões:

1. Rede – que concepção temos de rede de pesquisa?

2. Impacto social e transferência de conhecimento – qual é a nossa concepção de impacto social?

3. Inovação – o que é inovação no contexto dos projetos e das atividades do IBP?

4. Visibilidade – Quais são as formas de visibilidade de nosso trabalho e produção?

Objetivo: Sabemos que a rede e as atividades desenvolvidas no âmbito do IBP são distintas daquelas que caracterizam os outros Institutos do CNPq, portanto é importante que possamos evidenciar a importância dessa peculiaridade assim como a natureza de seu impacto. Neste sentido, este primeiro momento da reunião buscará construir nossa própria avaliação e uma exposição clara da concepção e dos objetivos do IBP. Essa discussão deverá fornecer subsídios para a formulação da justificativa para a solicitação da continuação do financiamento do IBP, a ser entregue no dia 27 de março. Desse documento deverão constar as metas para os próximos 24 meses, nas áreas de: pesquisa; formação de recursos humanos; conhecimento e tecnologia; educação e divulgação. O documento deverá também conter uma justificativa para a continuidade do INCT e as atividades que serão executadas, baseado na contribuição do mesmo dentro dos quatro eixos norteadores do programa: pesquisa; formação de recursos humanos; transferência de conhecimentos para a sociedade; transferência de conhecimentos para o setor empresarial ou para o governo.

* Para seu conhecimento encaminhamos o link do site dos IBCTs, onde estão informações sobre os objetivos dos INCTs, o resumo de todos os INCTs, notícias etc. Para acessar clique aqui

12h às 13h30 – Almoço

13h30 às 15h30h – Relato da discussão nos grupos.

discussão.

15h30 às 15h45 – Pausa café

15h45 às 17h30 – Discussão em torno dos relatos dos grupos e das observações dos consultores externos. Avaliação e continuidade do IBP.

2º dia – 06/03/12

9h às 10h – Relato sobre o orçamento e utilização dos recursos.

10h às 12h – Reunião de cada uma das redes para elaborar subsídios para

formulação da justificativa para continuidade do IBP.

12h às 13h30 – Almoço

13h30 às 15h45 – Relato de cada rede.

Intervenção dos observadores externos sobre a discussão

15h45 às 16h – Pausa café.

16h às 17h30 – Compilação das propostas e dos principais pontos que servirão como subsídio para elaboração do documento a ser enviado ao CNPq.