Pesquisador do IBP apresenta documentário na França

29/11/2012 19:03

O professor Rafael Victorino Devos, do Departamento de Antropologia e PPGAS/UFSC), pesquisador do Instituto Brasil Plural, apresentará o documentário “Os seres da mata e sua vida como pessoas” no Institute des Amériques (http://www.institutdesameriques.fr), Paris, durante o Séminaire  d’Anthropologie Américaniste no dia 7 de dezembro de 2012.

O filme foi o vencedor do Prêmio Pierre Verger de melhor filme etnográfico, durante a 28a Reunião Brasileira de Antropologia, em São Paulo, julho de 2012.

O SÉMINAIRE  d’ANTHROPOLOGIE  AMÉRICANISTE 2012-2013 é organizado pelo Centre EREA – LESC – CNRS (Centre enseignement et recherche en ethnologie amérindienne, do Laboratoire d’ethnologie et de sociologie comparative – CNRS), pelo Laboratoire d’anthropologie sociale e pelo CERMA (Mondes américains : sociétés, circulations, pouvoirs, xv-xxie siècles).

Rafael Victorino Devos é professor do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Coordena através do IBP uma rede de pesquisadores que trabalham com os temas de patrimônio cultural, antropologia visual, antropologia urbana e meio ambiente.

Sinopse do filme

Nhandé va’e kue meme’´ĩ  (Os seres da mata e sua vida como pessoas)

(Mini DV / NTSC / 27min – Porto Alegre – Brasil) https://vimeo.com/16341930

“Essa câmera vai funcionar como um olho e o ouvido de todos que estão atrás dessa câmera, ela vai ser uma criança que vai estar escutando a fala dos meus avós”. Assim o jovem cacique Vherá Poty apresenta as imagens dos “bichinhos” e as narrativas mito-poéticas dos velhos em torno dos modos de criar, fazer e viver a cultura guarani, expressos na confecção de colares, no trançado das cestarias e na produção de esculturas em madeira dos seres da mata: onças, pássaros e outros “parentes”.

Produzido no contexto do Projeto Documentário Cultura Material dos Coletivos Indígenas na Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba / Porto Alegre – 2010. Coordenação de Luiz Fernando Caldas Fagundes – Núcleo de Políticas Públicas para os Povos Indígenas – Sec. Direitos Humanos – Prefeitura de Porto Alegre.

• Vencedor do prêmio Pierre Verger de Melhor filme etnográfico – Reunião Brasileira de Antropologia – São Paulo – 05 de julho de 2012
  • Vencedor do prêmio de melhor filme etnográfico no I Festival Théo Brandão de Fotografias e Filmes Etnográficos – Maceió- Alagoas – 15/04/2011
  • Selecionado para a 15a. Mostra do filme etnográfico – Rio de Janeiro – 16 a 24 de novembro de 2011

Ficha técnica do filme:

Direção: Rafael Victorino Devos

Roteiro: Ana Luiza Carvalho da Rocha, Rafael Devos e Vherá Poty.

Etnografia Visual: Rafael Devos.

Etnografia Sonora: Viviane Vedana.

Edição: Rafael Devos e Viviane Vedana.

Tradução Mbyá-Português: Vherá Poty.

Produção Executiva: Anelise Gutterres.

Assistente de Produção: Inara Moraes