UFSC sedia seminário nacional sobre licenciaturas indígenas

28/05/2013 15:58

Docentes e discentes dos cursos Licenciatura Intercultural Indígena das Universidades Federais de Roraima, Amazonas, Amapá, Minas Gerais, Pernambuco, Grande Dourados e Mato Grosso do Sul participam do Seminário sobre Licenciaturas Interculturais Indígenas em Universidades Federais Brasileiras: Contextos e Perspectivas. O seminário é organizado pela Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica e acontecerá nos dias 28 e 29 de maio, no auditório da Reitoria da UFSC. Entre os temas debatidos estão a conjuntura das Licenciaturas Interculturais Indígenas no Brasil, sua composição e matrizes curriculares a espelhar as especificidades étnicas, sua articulação político-pedagógica, seu processo de institucionalização, regularização e consolidação, a diversidade de atuações dos egressos .

No cenário da Formação Superior Indígena no Brasil temos, entre outros avanços, os cursos Licenciatura Intercultural Indígena, totalizando atualmente cerca de trinta. No entanto, cada curso tem suas especificidades, dadas as realidades socioculturais, sociolinguísticas, fundiárias, ambientais, contextos comunitários, interlocutores e demandas distintas que vigoram.

Na UFSC, a Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica iniciou em fevereiro de 2011, com conclusão prevista para março de 2015. Tem três turmas – Guarani, Kaingang e Xokleng/Laklãnõ, com alunos de comunidades localizadas nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do país. O curso tem como eixo norteador a temática “Territórios Indígenas: Questão Fundiária e Ambiental no Bioma Mata Atlântica”.

O evento é uma das atividades acadêmico-científico-culturais (AACC) do curso e ocorrerá durante a décima etapa intensiva, e deverá contar com a presença de acadêmicos, docentes, lideranças indígenas, instituições parceiras, entre outros atores que compartilham experiências afins.

Telefones para contato: 3721-4879 e 3721-2600 – Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica/Departamento de História/CFH.

Quando e onde: dias 28 e 29 de maio, no auditório da Reitoria