IBP recebe visita da Comissão Europeia

24/10/2013 11:11

O INCT Brasil Plural foi um dos cinco grupos da UFSC visitados na última quarta-feira, 23 de outubro, pela Comissão Europeia para Pesquisa e Inovação, como parte das atividades do Ministério da Indústria e Comércio, através da APEX Brasil (Agencia Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos). Este grupo faz parte da comissão que define investimentos internacionais da União Europeia no continente sul-americano.

Os pesquisadores do IBP, professoras Esther Jean Langdon (coordenadora) e Sônia Maluf (coordenadora executiva), além do professor Alberto Groisman, com apoio da secretaria do instituto apresentaram os objetivos do IBP, sua área de atuação, e a importância da pesquisa qualitativa junto às populações .

Os convidados são formuladores de políticas públicas na União Europeia, trabalhando em diferentes diretorias na Comissão Europeia. Os convidados em geral já têm relacionamento com o Brasil em suas áreas de expertise, mas geralmente ficam restritos ao circuito oficial em Brasília. Por isso, o programa Brasil no Mundo, desenvolvido pela Apex-Brasil, tem o objetivo de apresentar aspectos distintos  do país para os convidados. Por isso, formulamos uma agenda diversa, com reuniões com o setor industrial, agrícola, acadêmico e buscando o contato com a realidade social do país. Os convidados trabalham na Comissão Europeia, que define o orçamento do bloco para diversos temas, inclusive para pesquisa e cooperação científica.