Robert Crepeau apresenta pesquisa sobre os Kaingang de SC, dia 12

09/12/2013 17:19

O professor Robert Crépeau, do Departamento de Antropologia da Universidade de Montreal, apresenta na próxima quinta-feira o projeto que é um retorno de dados etnográficos de sua pesquisa realizada em colaboração com os Kaingang de Santa Catarina. Com o título “Fica pouco, mas o que sobra vai sustentar o resto”, a palestra, promovida pelo Instituto Brasil Plural, vai acontecer às 14h, na Sala 110 do Departamento de Antropologia da UFSC.

Robert Crépeau tem se dedicado à Etnologia Ameríndia, em sociedades da Amazônia e do Sul do Brasil, onde tem investigado a expressão político-religiosa no contexto das reivindicações de terras indígenas. Nos últimos anos, Crepeau tem publicado artigos sobre a organização social dualista Kaingang, em Santa Catarina, descrita à luz de seus rituais contemporâneos, da prática do xamanismo e a da dinâmica religiosa ameríndia no contexto do pluralismo religioso. No site http://www.ersai.umontreal.ca/ é possível conhecer o trabalho do grupo de pesquisa do qual Crépeau faz parte na Universidade de Montreal.