Colóquio Antropologia e Políticas Públicas

O primeiro colóquio Reflexões sobre Pesquisa Antropológica e Políticas Públicas no INCT Brasil Plural, reuniu os pesquisadores do IBP durante três dias do mês de novembro de 2013, quando apresentaram e debateram os trabalhos realizados nas redes do IBP. A maioria deles tem mostrou um constante tensionamento entre as práticas culturais e as políticas públicas em diversos segmentos sociais, como a questão indígena, saúde, migrações, direitos humanos e o reconhecimento de saberes locais, que serão tema de quatro mesas redondas. Na programação também esteve a exibição de dois documentários e duas palestras (veja a programação abaixo, em que é possível acessar os resumos das comunicações). A reunião aconteceu na sala 110 do Departamento de Antropologia. Contamos com entre 27 e 35 pessoas presentes em cada sessão.

A finalidade do colóquio é realizar um balanço das pesquisas realizadas pelo IBP que tenham contribuído para subsidiar as políticas públicas, debater as controvérsias e estimular novas ideias. Em três dias, o colóquio reuniu essas pesquisadoras e pesquisadores  em torno das questões fundamentais para o INCT Brasil Plural: Em que sentido as pesquisas, dos pesquisadores individualmente e em redes, contribuem para as diversas políticas públicas? É possível articular os trabalhos com as políticas públicas? De que maneira seus projetos conseguiram algum impacto social ou político?

18/11/2013

14:00  Abertura

15:00-18:00 Mesa Redonda: Direitos de Reconhecimento e Políticas Públicas

Debatedores: Vânia Cardoso e José Antonio Kelly (PPGAS/UFSC) (ÁUDIOS: DEBATE1; DEBATE2)

18:30 Palestra: Medicalização en la demanda y oferta de saluden Colombia. Jorge Marquez Valderrama, Universidade Nacional de Colômbia  (ÁUDIO_PALESTRA)

19/11/2013

9:00 horas: Filme: Kumarumã de Antonella Tassinari

(clique na imagem para assistir o vídeo)

9:30 Mesa redonda: Políticas Públicas na Amazônia

Debatedoras: Deise L. Montardo e Márcia Calderipe (UFAM)

14:00 Mesa Redonda: Políticas Públicas e Saúde

Debatedoras: Sônia Maluf e Márcia Grisotti (UFSC)

18:30  Palestra: Migrantes. Processos de inclusão e relações com instituições em uma região italiana. Donatella Schmidt, Universidade de Padova.

20/11/2013

10:30-12:30 Mesa Redonda: Um balanço sobre as redes e políticas públicas (ÁUDIO)

• Esther Jean Langdon PPGAS/UFSC
  • Deise Lucy Montardo PPGAS/UFAM
  • Sonia W. Maluf  PPGAS/UFSC
  • Marcia Grisotti PPSP/UFSC

A mesa procurou resumir as pesquisas que estão sendo realizadas nas várias redes e outras atividades realizadas junto com os programas de pós-graduação. Após das apresentações dos membros da mesa, os membros da plateia também apresentaram suas atividades não contempladas nas apresentações no colóquio.

Proposta: Organização de uma publicação dos trabalhos apresentados, com capítulos com discussões mais teóricas e com estudos de casos.