Deise Lucy Oliveira Montardo, Departamento de Antropologia, UFAM

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora adjunto I da Universidade Federal do Amazonas e membro da comissão editorial das revistas Antropologia em Primeira Mão, Espaço ameríndio e Tellus. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnomusicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: música indígena, etnomusicologia, música, etnologia guarani e xamanismo.

altcontato:

CV altLattes:

Redes e Projetos de Pesquisa__________________________________

ARTE, PERFORMANCE E SOCIABILIDADES

Publicações_________________________________________________

MONTARDO, D. L. O. ; SCHNEIDER, Hans. D. . Uma etnofotografia do Festival Cultural das Tribos Indígenas do Alto Rio Negro/ AM (Festribal). Ilha Revista de Antropologia, v. 13, p. 289-301, 2012.
Souza, Angela M. ; MONTARDO, D. L. O. . Music and Musicalities in the Hip Hop Movement: gospel rap. Vibrant (Florianópolis), v. 8, p. 7-38, 2011.
MONTARDO, D. L. O. . A música indígena no mundo dos projetos: Etnografia do Projeto Podáali valorização da música Baniwa . Trans (Barcelona), v. 15, p. 1-13, 2011.
MONTARDO, D. L. O. ; WILDE, Guillermo . Introducción: Objetos, lenguajes y estéticas sonoro-visuales amerindios. Trans (Barcelona), v. 15, p. 1-12, 2011.
MONTARDO, D. L. O. . La música y la danza en la cosmología Guaraní. A Contratiempo – Revista de música en la cultura, v. 14, p. 19644, 2010.
MONTARDO, D. L. O. . Caminhando, cantando e dançando com os pais criadores: o jeroky guarani visto como performance. Ilha. Revista de Antropologia (Florianópolis), v. 11, p. 131-144, 2010.
MONTARDO, D. L. O. . Através do Mbaraka: Música, dança e xamanismo guarani. 1. ed. São Paulo: Edusp, 2009. v. 1. 304p .

MONTARDO, D. L. O. ; GATTINO, G. . The Use of Music in Guarani Shamanistic Rituals, Deise Lucy Oliveira Montardo, interviewed by Gustavo Gattino. Voices, v. 8, p. 40008000262, 2008.

SILVA, Moisés L. ; MONTARDO, D. L. O. ; Silva, Adeilson L. . Projeto “Podáali: Valorização da música Baniwa” e a Maloca Casa do Conhecimento. In: ANDRELLO, Geraldo. (Org.). Rotas de Criação e Transformação – Narrativas de origem dos povos indígenas do rio Negro. 1ed.São Paulo e São Grabriel da Ca: Instituto Socioambiental e FOIRN, 2012, v. , p. 72-89.

MONTARDO, D. L. O. . Para uma antropologia da música na Amazônia. In: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/Museu amazônico/UFAM. (Org.). Amazônia e outros temas. Coleção de textos antropológicos.. 1ed.Manaus: EDUA, 2010, v. 11, p. 103-126.

MONTARDO, D. L. O. . Índios na Cidade: Facetas da Arte no encontro intercultural. In: BERNO DE ALMEIDA, Alfredo W.; SANTOS, Glademir S.. (Org.). Estigmatização e território – Mapeamento situacional dos indígenas em Manaus. 1ed.Manaus: Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia/Editora da Universidade Federal do Amazonas., 2008, v. , p. 169-177.