Ana Paula Müller de Andrade, UEPR Itati

Doutora em Ciências Humanas pelo Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina, com doutorado sanduíche na Università degli Studi di Torino – Itália. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (1994) e mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2002). Pesquisadora do Núcelo de Antropologia do Contemporâneo – Transes, da Universidade Federal de Santa Catarina e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Brasil Plural. Tem experiência na área de Saúde Mental, Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando e estudando principalmente sobre os seguintes temas:desinstitucionalização, reforma psiquiátrica, saúde mental, gênero, subjetividade e educação ambiental. Atualmente é Professora da Universidade Federal do Pampa.

CV Lattes

Redes e Projetos de Pesquisa__________________________________

SAÚDE: PRÁTICAS LOCAIS, EXPERIÊNCIAS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Publicações_________________________________________________

ANDRADE, Ana Paula Müller de ; MONTEIRO, M. ; TORNQUIST, C. S. . Velhas histórias, novas esperanças. In: Sônia Weidner Maluf, Carmem Susana Tornquist. (Org.). Gênero, saúde e aflição: abordagens antropológicas. Florianópolis: letras contemporâneas, 2010, v. , p. 69-131.

ANDRADE, Ana Paula Müller de . O Gênero no movimento da reforma psiquiátrica brasileira. In: Sônia Weidner Maluf, Carmem Susana Tornquist. (Org.). Gênero, saúde e aflição: abordagens antropológicas. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2010, v. , p. 273-293.

ANDRADE, Ana Paula Müller de . Fronteiras, dimensões e perspectivas de gênero das/nas práticas contemporâneas.. In: 2º Congreso Internacional de Filosofía de la Educación, 2013, Montevideo – Uruguay. Anais 2º Congreso Internacional de la Filosofía de la Educación, 2013.

ANDRADE, Ana Paula Müller de ; MALUF, S. W. . A reforma psiquiátrica na perspectiva de gênero.. In: Desafios da Pesquisa Interdisciplinar, 2012, Florianópolis. Anais “Desafios da Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas”, 2012.

ANDRADE, Ana Paula Müller de . Uma experiência, muitas configurações:algumas questões de gênero. In: II Encontro Internacional de Ciências Sociais, 2010, Pelotas. Anais do II Encontro Internacional de Ciências Sociais: as ciências sociais e os desafios para o século XXI, 2010.

ANDRADE, Ana Paula Müller de . Uma experiência, muitas configurações: algumas considerações de gênero. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos, 2010, Florianópolis. Anais Eletrônicos do Seminário Internacional  Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos, 2010.

ANDRADE, Ana Paula Müller de . Superando práticas asilares: gênero e saúde mental. In: Colóquio Internacional Gênero, Feminismos e Ditaduras no Cone Sul, 2009, Florianópolis. Colóquio Internacional Gênero, Feminismos e Ditaduras no Cone Sul, 2009.

ANDRADE, Ana Paula Müller de ; Maluf, S.W. ; MONTEIRO, M. ; TORNQUIST, C. S. . Gênero,  saúde mental  e subjetividades: o caso da Nova Esperança. In: I Seminário Nacional Sociologia & Política:  Sociedade e Política em Tempos de Incerteza, 2009, Curitiba. Anais do I Seminário Nacional Sociologia & Política:  Sociedade e Política em Tempos de Incerteza, 2009.

ANDRADE, Ana Paula Müller de ; Maluf, S.W. ; MONTEIRO, M. ; TORNQUIST, C. S. . Gênero,  saúde mental  e subjetividades: o caso da Nova Esperança. In: III Jornada de Sociologia da Saúde: interdisciplinaridade no processo de saúde-doença, 2009, Curitiba. Anais da III Jornada de Sociologia da Saúde: interdisciplinaridade no processo de saúde-doença, 2009.

ANDRADE, Ana Paula Müller de . O movimento da Reforma Psiquiátrica brasileira: algumas questões de gênero. In: VIII Congresso Internacional de salud mental e derechos humanos, III Foro de Salud Coletiva, Salud mental y Derechos Humanos, VI Encuentro de Lucha Antimanicomial, IV Encuentro Detenidos em Movimiento., 2009, Buenos Aires. VIII Congresso Internacional de salud mental e derechos humanos, III Foro de Salud Coletiva, Salud mental y Derechos Humanos, VI Encuentro de Lucha Antimanicomial, IV Encuentro Detenidos em Movimiento., 2009.

ANDRADE, Ana Paula Müller de ; Maluf, S.W. ; MONTEIRO, M. ; TORNQUIST, C. S. . Gênero,  saúde mental  e subjetividades: o caso da Nova Esperança. In: VIII Congresso Internacional de salud mental e derechos humanos, III Foro de Salud Coletiva, Salud mental y Derechos Humanos, VI Encuentro de Lucha Antimanicomial, IV Encuentro Detenidos em Movimiento, 2009, Buenos Aires. VIII Congresso Internacional de salud mental e derechos humanos, III Foro de Salud Coletiva, Salud mental y Derechos Humanos, VI Encuentro de Lucha Antimanicomial, IV Encuentro Detenidos em Movimiento, 2009.

ANDRADE, Ana Paula Müller de . Relações de Gênero no território da Saúde Mental. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 8, 2008, Florianópolis. Seminário Fazendo Gênero 8, 2008.