Antonella Maria Imperatriz Tassinari, Departamento de Antropologia, UFSC

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1998). Realizou estágio pós-doutoral no EREA (Centre Enseignement et Recherche en Ethnologie Amérindienne), Université de Paris X Nanterre (2005) e no Departamento de Antropologia da Universidade de Montréal, Canadá (2014/2015). É Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, vinculada ao Departamento de Antropologia, onde desenvolve projetos de pesquisa e extensão vinculados ao NEPI (Núcleo de Estudos de Povos Indígenas). Tem atuação na Comissão de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas e no Colegiado do Curso de Licenciatura Indígena Intercultural do Sul da Mata Atlântica da UFSC, assumindo o cargo de Coordenadora do Curso em 2016. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: povos indígenas, infância e educação indígenas, identidade étnica, diversidade cultural e educação escolar.

CV LATTES

Redes e Projetos de Pesquisa__________________________________
SABERES E EDUCAÇÃO
• Projeto: Transmissão de saberes e suas redes extra-locais de circulação

Publicações_________________________________________________

TASSINARI, A. M. I. . O que as crianças têm a ensinar a seus professores? Contribuições a partir da Antropologia. Antropologia em Primeira Mão, v. 130, p. 1-20, 2011.
TASSINARI, A. M. I. ; COHN, Clarice . Opening to the Other : Schooling among the Karipuna and Mebengokré-Xikrin of Brazil. Anthropology & Education Quarterly, v. 40, p. 150-169, 2009.
TASSINARI, A. M. I. ; GOBBI, I. . Políticas Públicas e Educação para Indígenas e sobre Indígenas. Educação (UFSM), v. 34, p. 95-112, 2009.
TASSINARI, A. M. I. . A Educação Escolar Indígena no Contexto da Antropologia Brasileira. Ilha. Revista de Antropologia (Florianópolis), v. 10, p. 217-244, 2009.
TASSINARI, A. M. I. (Org.) ; GRANDO, B. (Org.) ; ALBUQUERQUE, M.A.S (Org.) . Educação Indígena: reflexões sobre noções nativas de infância, aprendizagem e escolarização. 1. ed. Florianópolis: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 2012. v. 1. 300p .
ANTUNES, A. K. T. (Org.) ; TASSINARI, A. M. I. (Org.) ; MIRIM, J. B. G. K. (Org.) ; VICENZI, M. (Org.) ; VASCONCELOS, V.C.C. (Org.) . Kyringue Arandua Rupiguare: As Ideias das Crianças. 1. ed. Florianópolis: NUPPE/UFSC, 2011. v. 1. 55p .
TASSINARI, A. M. I. . A Sociedade Contra a Escola. In: Antonella Tassinari; Beleni Grando; Marcos Alexandre Albuquerque. (Org.). Educação Indígena: reflexões sobre noções nativas de infância, aprendizagem e escolarização. 1ed.Florianópolis: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 2012, v. 1, p. 275-294.
TASSINARI, A. M. I. ; COHN, Clarice . Escolarização indígena entre os Karipuna e Mebengokré-Xikrin: uma abertura para o outro. In: Antonella Tassinari; Beleni Grando; Marcos Alexandre Albuquerque. (Org.). Educação Indígena: reflexões sobre noções nativas de infância, aprendizagem e escolarização. 1ed.Florianópolis: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 2012, v. 1, p. 247-274.
TASSINARI, A. M. I. . Sobre noções nativas e antropológica em educação indígena. In: Antonella Tassinari; Beleni Grando; Marcos Alexandre Albuquerque. (Org.). Educação Indígena: reflexões sobre noções nativas de infância, aprendizagem e escolarização. 1ed.Florianópolis: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 2012, v. 1, p. 15-22.