Giselle Guilhon Antunes Camargo, UFPA

Graduada em Ciências Sociais (UFSC/1993), Mestra em História (UFSC/1997), Doutora em Artes Cênicas (UFBA/Paris VIII/2006), Pós-Doutora Júnior em Antropologia Social (UFSC/2007), Pós-Doutora em Ciência da Religião (UFJF/2015). Tem experiência nas áreas de Antropologia e Artes Cênicas, com ênfase na Antropologia da Dança, nos Estudos da Performance e na Etnologia Ritual. Professora Associada I da Universidade Federal do Pará. Coordenou o Curso de Licenciatura Plena em Dança (2008 a 2010); o Seminário de Pesquisa em Dança da UFPA (2008/ 2009/ 2010); o evento Islã, Antropologia e Cinema (2009/2010). Coordena o Grupo de Pesquisa CIRANDA (Círculo Antropológico da Dança) e o Projeto de Pesquisa Etnografando Etnografias: mapeamento das pesquisas em Antropologia da Dança realizadas no Brasil entre 1990 e 2020, com ênfase na produção da/na Amazônia e Região Sul

CV LATTES 

Redes e Projetos de Pesquisa__________________________________

ARTE, PERFORMANCE E SOCIABILIDADES

  • Projeto: Etnografando Etnografias: mapeamentos das pesquisas em Antropologia da Dança realizadas no Brasil entre 1990 e 2002, com ênfase na produção da/na Amazônia e Região Sul

 

Publicações_________________________________________________

 

GUILHON, G. ; CAMARGO, G. G. A. . Dança, Mito e Ritual: premissas para uma análise estrutural e semasiológica do movimento. In: Giselle Guilhon Antunes Camargo. (Org.). Antropologia da Dança IV. 1ed.Florianópolis: Insular, 2018, v. IV, p. 105-125.

CAMARGO, G. G. A.. Antropologia da Dança IV. 1. ed. Florianópolis: Insular, 2018. v. 1. 256p .

CAMARGO, G. G. A.. Antropologia da Dança I. 2. ed. Belém: Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018. v. 1. 192p .

OLIVARES, A. E. L. ; PIMENTEL, A. S. G. ; CAMARGO, G. G. A. . Arte e Saúde: performance como intervenção terapêutica. REVISTA DO NUFEN, v. 09, p. 78-92, 2017.

GUILHON, GISELLE. Sufi Night: Music, Ritual and Ecstasy on the Conteporary Scene. ARTERIAIS, v. 3, p. 70-81, 2017.

CAMARGO, G. G. A.. Antropologia da Dança III. 1. ed. Florianópolis: Insular, 2015. v. 1. 288p .

CAMARGO, G. G. A.. Antropologia da Dança II. 1. ed. Florianópolis: Insular, 2015. v. 1. 304p

GUILHON, Giselle.; CAMARGO, G. G. A. . Assédio Moral no Trabalho: identificação, compreensão, prevenção, ação. 1ª. ed. São Paulo: Fonte Editorial, 2015. v. 1. 64p

CAMARGO, G. G. A.. Rumi e Shams (notas biográficas). 1. ed. São Paulo: Fonte Editorial, 2015. v. 1. 56p .

CAMARGO, G. G. A.. A Teatralização do Sagrado nas Performances do Hadj, em Meca: ruptura, liminaridade(s) e restauração. In: Giselle Guilhon Antunes Camargo. (Org.). Antropologia da Dança III. 1ed.Florianópolis: Insular, 2015, v. 3, p. 63-72.

CAMARGO, G. G. A.. A Teatralização do Sagrado nas Performances do Hadj, em Meca: ruptura, liminaridade(s), restauração, unidade. Revista Ensaio Geral, v. 5, p. 27-37, 2013.

CAMARGO, G. G. A.. Antropologia da Dança I. 1. ed. Florianópolis: Editora Insular, 2013. v. 1. 192p .

CAMARGO, G. G. A.. Antropologia da Dança: ensaio bibliográfico. In: Giselle Guilhon Antunes Camargo. (Org.). Antropologia da Dança I. 1ed.Florianópolis: Editora Insular, 2013, v. 1, p. 15-28.

CAMARGO, G. G. A.. Noite Sufi: música, ritual e êxtase na cena contemporânea parisiense. In: Giselle Guilhon Antunes Camargo. (Org.). Antropologia da Dança I. 1ed.Florianópolis: Editora Insular, 2013, v. 1, p. 171-190.

CAMARGO, G. G. A.. All roads lead to Mecca. webislam.com, v. X, p. 1-17, 2012.

CAMARGO, G. G. A.. Yakup Koyuncu, mestre de Sama (entrevista presencial com dervixe girador da Turquia). Revista Ensaio Geral, v. 3, p. 127-134, 2011.

CAMARGO, G. G. A.. O Sama do Festival Mevlana (notas etnográficas e históricas). Revista Ensaio Geral, v. 1, p. 56-75, 2010.

CAMARGO, G. G. A.; LIMA, R. A. . Dançaterapia – Entrevista Semi-Presencial. Revista Ensaio Geral, v. 2, p. 30-38, 2010.

CAMARGO, G. G. A.. Sama: etnografia de uma dança sufi (edição revisada e ampliada). 2ª. ed. Florianópolis: Insular, 2010. v. 1. 166p .

CAMARGO, G. G. A.. Mukabele: Ritual Dervixe. 1ª. ed. Florianópolis: Insular, 2010. v. 1. 160p .

CAMARGO, G. G. A.; HAMID, Sônia ; ZAIA, Márcia ; MARQUES, V. ; CASTRO, C. M. do ; FONSECA, G. ; TOMASSI ; PESSUTO, K. ; NOVAES, I. ; HANANIA, A. ; NOVAES, S. C. . Todos os caminhos levam a Meca (etnografia subjetiva). In: Francirosy Campos Barbosa Ferreira. (Org.). Olhares Femininos sobre o Islã: etnografias, metodologias e imagens. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2010, v. , p. 198-214.

CAMARGO, G. G. A.. A Arte Secreta dos Dervixes Giradores: hipótese esotérica. Revista Ensaio Geral, v. 1, p. 78-89, 2009.

CAMARGO, G. G. A.. Formas Turcas de Composição Musical: um estudo do repertório Ayin Mevlevi. ICTUS (PPGMUS/UFBA), v. 10, p. 50-63, 2009.

CAMARGO, G. G. A.. Mukabele: evolução, impedimento e retorno. In: Bene Martins; Lia Braga Vieira; Orlando Maneschy. (Org.). Interfaces: desejos e hibridizações na arte. 1ed.Belém: Editora Universitária UFPA, 2009, v. 1, p. 140-162.

CAMARGO, G. G. A.. Antropologia da Dança: ensaio bibliográfico. In: XAVIER, Jussara; MEYER, Sandra; TORRES, Vera.. (Org.). Coleção Dança Cênica. 1ed.Joinville: Editora Letradágua, 2008, v. 1, p. 13-24.

CAMARGO, G. G. A.. Etnocenologia: Desconstruindo para Construir. In: Armindo Jorge de Carvalho Bião. (Org.). Artes do Corpo e Espetáculo: questões de Etnocenologia. Salvador: P&A, 2007, v. , p. 77-84.

CAMARGO, G. G. A.; ACSELRAD, M. (Org.) ; BACAL, T. B. (Org.) ; BIZERRIL NETO, J. (Org.) . Cadernos de Dança. Florianópolis: Mosaico, 2003. v. 1. 60p .

CAMARGO, G. G. A.. Sama: etnografia de uma dança sufi. 1. ed. Florianópolis: Editora Mosaico, 2002. v. 1. 166p .