Luciana Hartmann, Departamento de Artes Cênicas, UnB

Professora associada II do Departamento de Artes Cênicas da UnB, atuando no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGCEN) desta universidade e como colaboradora no PPGI Performances Culturais, da UFG. Bolsista de Produtividade em Pesquisa – PQ 2. Atualmente é Coordenadora do PPGCEN/UnB. Possui graduação em Artes Cênicas – Bacharelado em Interpretação Teatral, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), Mestrado em Antropologia Social (2000) e Doutorado em Antropologia Social (2004) pela Universidade Federal de Santa Catarina, com período de doutorado sanduíche na área de Antropologia Visual na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) – Paris (2002-2003). Realizou Pós-doutorado na Université Paris X ? Ouest Nanterre La Défense (2014-2015), pesquisando como crianças imigrantes contam suas histórias. É co-organizadora dos livros “O Teatro e suas pedagogias: práticas e reflexões” (com Graça Veloso – Ed. da UnB, 2016), ?Donos da Palavra: autoria, performance e experiência em narrativas orais na América do Sul? (com Fernando Fischman – Ed. da UFSM, 2007) e autora do livro ?Gesto, Palavra e Memória ? performances de contadores de causos? (Ed. da UFSC, 2011). Realizou vídeos documentários/etnográficos, entre eles “Palavras sem Fronteira”, contemplado pelo ETNODOC 2009. Em 2010 recebeu a Bolsa Funarte de Produção Crítica em Culturas Populares e Tradicionais. Tem publicado capítulos de livros e artigos em periódicos científicos, nas áreas de teatro, antropologia, educação e literatura. Participa como membro do corpo editorial e como parecerista de diversos periódicos artístico-científicos. É líder do Grupo de Pesquisa Imagens e(m) Cena (UnB/CNPq).Tem experiência nas áreas de Teatro e de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos da performance, pedagogia do teatro, poéticas orais, contação de histórias, infância, estudos de gênero, audiovisual (documentário e vídeo etnográfico).

CV LATTES 

 

Redes e Projetos de Pesquisa__________________________________

 

ARTE, PERFORMANCE E SOCIABILIDADES

  • Projeto: Crianças protagonistas: performance e diversidade cultural na escola

 

Publicações_________________________________________________

 

FERREIRA, TAÍS ; HARTMANN, LUCIANA ; MACHADO, MARINA MARCONDES . Entre Escola e Universidade: dinossauros e caderninhos por uma dramaturgia encarnada. Revista Brasileira de Estudos da Presença [Eperiodico], v. 7, p. 45-70, 2017.

HARTMANN, L.. DESAFIOS DA DIVERSIDADE EM SALA DE AULA: UM ESTUDO SOBRE PERFORMANCES NARRATIVAS DE CRIAN?AS IMIGRANTES. CADERNOS CEDES (IMPRESSO), v. 37, p. 45-64, 2017.

HARTMANN, L.. Esses contadores tão desconhecidos: as crianças. In: Giuliano Tierno; Letícia Liesenfeld Erdtmann. (Org.). Narra-te Cidade – pensamentos sobre a arte de contar histórias hoje. 1ed.São Paulo – SP: A Casa Tombada, 2017, v. 1, p. 85-99.

HARTMANN, L.; ARAÚJO, A. M. . Ensinando Teatro na Escola Parque: reflexões sobre Arte, Educação e Diversidade Cultural. LAMPARINA, v. 3, p. 11-21, 2016.

HARTMANN, L.; VELOSO, G. (Org.) . O teatro e suas pedagogias: práticas e reflexões. 1. ed. Brasília: Editora da UnB, 2016. v. 1. 324p .

HARTMANN, L.. História, memória e performance em narrativas orais de crianças. In: Carla Simone Rodeghero; Lúcia Grinberg; Méri Frotscher. (Org.). História oral e práticas educacionais. 1ed.Porto Alegre: Oikós, 2016, v. 1, p. 105-122.

HARTMANN, L.. Les petites conteurs: un étude sur les récits des enfants en situation de contact interculturel. In: Arianna Bérénice De Sanctis; AeRan Jeong; Hyunjoo Lee; Éléonore Martin. (Org.). L’évolution de la langue et le traitement des « intraduisibles » au se in de la recherche. 1ed.Paris – França: Éditions des Archives Contemporaines, 2016, v. 1, p. 137-156.

HARTMANN, L.. Pequenos narradores: experiências metodológicas com crianças contando histórias na sala de aula. In: Luciana Hartmann; Jorge das Graças Veloso. (Org.). O Teatro e suas Pedagogias: práticas e reflexões. 1ed.Brasília: Editora da UnB, 2016, v. 1, p. 259-280.

HARTMANN, L.. Crianças contadoras de histórias: narrativa e performance em aulas de teatro. Revista VIS (UnB), v. 13, p. 230-248, 2015.

HARTMANN, LUCIANA. Equilibristas, viajantes, princesas e poetas: performances orais e escritas de crianças narradoras. Boitatá, v. 20, p. 48-67, 2015.

HARTMANN, L.; ABREU, J. . A pessoa olhando aprende primeiro do que fazendo: ética e técnica na transmissão de performances tradicionais. Revista Trapiche – Educação e Artes, v. 2, p. 1-14, 2015.

HARTMANN, L.. Causos e cuentos da Fronteira Sul do Brasil. In: Fábio H. N. Medeiros; Taíza M. R. Moraes. (Org.). Contação de histórias: tradição, poéticas e interfaces. 1ed.São Paulo: Edições SESC, 2015, v. 1, p. 70-81.

HARTMANN, L.. Audiovisual e Antropologia: um casamento possível entre arte e ciência?. In: Marilda Oliveira de Oliveira. (Org.). Arte, Educação e Cultura – 2a. ed. revista e ampliada. 2ed.Santa Maria – RS: Editora da UFSM, 2015, v. 1, p. 39-56.

HARTMANN, L.. A ?Arte? e a ?Ciência? de Contar Histórias: como a noção de performance pode provocar diálogos entre a pesquisa e a prática. Moringa – Artes do Espetáculo (UFPB), v. 5, p. 33-48, 2014.

HARTMANN, L.. Interfaces entre a Pedagogia do Teatro e os Estudos da Performance. Educação (Santa Maria. Online), v. 39, p. 515-528, 2014.

HARTMANN, L.. ?Just because they?re lies doesn?t mean they?re not true?: Learning and transmission of lies among storytellers. Compaso – Journal of Comparative Research in Anthropology and Sociology, v. 5, p. 73-87, 2014.

HARTMANN, LUCIANA. “Me curei e hoje tô aqui sentadita contando a história.” Narrativa, performance e constituição da pessoa na fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai. Sociedade e Estado (UnB. Impresso), v. 29, p. 767-789, 2014.

HARTMANN, L.; Castro, R. A . Saberes que se Encontram: reflexões sobre uma experiência de troca com Mestre Biu Alexandre. Revista Digital do LAV, v. VI, p. artigo eletrôni, 2013.

HARTMANN, L.. Performances de uma tradição: o caso do Cacuriá Filha Herdeira’. Karpa: journal of theatricalities and visual culture, v. 6, p. digital, 2013.

HARTMANN, L.. Medo e encantamento em narrativas orais contadas por crianças. Revista Cerrados (Brasília. Online), v. 22, p. 49-69, 2013.

HARTMANN, L.. Linguagem Audiovisual, Teatro e Educação: usos da imagem dentro e fora da sala de aula. Teatro: criação e construção de conhecimento, v. 1, p. 90-100, 2013.

HARTMANN, L.. Pequenos narradores e suas performances de fascínio e assombro. In: Marcelo de Andrade Pereira. (Org.). Performance e educação : (des)territorializações pedagógicas. 1ed.Santa Maria – RS: Editora da UFSM, 2013, v. 1, p. 197-226.

HARTMANN, L.. Velhas histórias, novas performances: estratégias narrativas de contadores de ?causos?. In: Paulo Raposo; Vânia Z. Cardoso; John Dawsey; Teresa Fradique. (Org.). A terra do não-lugar: diálogos entre antropologia e performance. 1ed.Florianópolis – SC: Editora da UFSC, 2013, v. 1, p. 61-78.

HARTMANN, L.. Narrativas audiovisuais e educação ? registrando, criando e divulgando identidades. In: Taís Ferreira ; Letícia Fonseca Richthofen de Freitas … [et al.]. (Org.). Identidades no contexto escolar. 1ed.Porto Alegre – RS: Observatório Gráfico, 2013, v. 1, p. 35-47.

HARTMANN, L.. ?Não sendo mentira, são sempre verdade?: aprendizagem e transmissão da mentira entre contadores de causos. Ilha. Revista de Antropologia (Florianópolis), v. 13, p. 139-162, 2012.

ZEA, E. M. S. ; HARTMANN, L. ; HEAD, S. ; CARDOSO, V. Z. . Articulações em Performance. Ilha. Revista de Antropologia (Florianópolis), v. 13, p. 9-20, 2012.

HARTMANN, L.. Tomazito, eu e as narrativas: ?Porque estoy hablando de mi vida?. In: Marco Antonio Gonçalves; Roberto Marques; Vânia Z. Cardoso. (Org.). Etnobiografia: Subjetivação e Etnografia. 1ed.Rio de Janeiro: Sete Letras, 2012, v. 1, p. 179-206.

HARTMANN, L.. Performances culturais: expressões de identidade nas festas da fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai. ETNOGRÁFICA (LISBOA, v. 15, p. 233-259, 2011.

HARTMANN, L.. “Sou da fronteira”: narrativas orais e dinâmicas identitárias entre Argentina, Brasil e Uruguai. Anuário Antropológico, v. I, p. 187-213, 2011.

HARTMANN, L.. Gesto, Palavra e Memória – performances narrativas de contadores de causos. 1a. ed. Florianópolis – SC: Editora UFSC, 2011. v. 1. 310p .

HARTMANN, L.. O que a literatura pampiana conta sobre “contar causos”. In: Ana Lúcia Liberato Tettamanzy; Jocelito Zalla; Luís Fernando Telles D´Ajello. (Org.). Sobre as Poéticas do Dizer. 1ed.São Paulo – SP: Letra e Voz, 2011, v. 1, p. 64-75.

HARTMANN, L.. Memória, mentira e esquecimento entre contadores de ?causos? gaúchos.. In: Felipe Grune Ewald; Frederico Fernandes; Juliana F. Alves; Marcelo R. Jardim, Sonia Aparecida V. Pascolari. (Org.). Cartografias da Voz – poesia oral e sonora, tradição e vanguarda. 1ed.São Paulo: Letra e Voz, 2011, v. 1, p. 169-187.

HARTMANN, L.. Sobre o ?contar causos?: performances narrativas em uma região de fronteira. In: Robson Correa de Camargo; Eduardo José Reinato, Heloísa Selma Fernandes Capel. (Org.). Performances CulturaIs. 1ed.São Paulo – Goiânia: Hucitec – Puc GO, 2011, v. 1, p. 336-347.

HARTMANN, L.. Do Campo à Campanha? – Gênero, Performance e Narrativas Orais na fronteira entre o Brasil e o Uruguai. ESTUDOS FEMINISTAS, v. 18, p. 81-100, 2010.

HARTMANN, L.. Velhas histórias, novas performances: estratégias narrativas de contadores de ?causos?. Revista VIS (UnB), v. 8, p. 69-83, 2010.

HARTMANN, L.. Tradições orais e performance na fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai. In: Ruben George Oliven; Maria Eunice Maciel;Ceres Karam Brum. (Org.). Expressões da Cultura Gaúcha. 1ªed.Santa Maria – RS: Editora da UFSM, 2010, v. 1, p. 139-167.

HARTMANN, L.. A circulação de narrativas orais na fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai. In: Edgar Aparecido da Costa; Gustavo Villela Lima da Costa, Marco Aurélio Machado de Oliveira. (Org.). Estudos Fronteiriços. 1ed.Campo Grande – MS: Editora UFMS, 2010, v. 1, p. 263-297.

HARTMANN, L.. Corpos que contam histórias: performance e identidade de ?contadores de causos. O Teatro Transcende, v. 15, p. 16-25, 2009.

HARTMANN, L.. A Memória na Pele: performances narrativas de contadores de \´causos\´. Ilha. Revista de Antropologia (Florianópolis), v. 9, p. 215-245, 2009.

HARTMANN, L.. Do vídeo etnográfico, ou de como contar histórias com imagens. Sociais e Humanas, v. 22, p. 55-63, 2009.

HARTMANN, L.. Contando histórias com imagens. Doc On-Line – Revista Digital de Cinema Documentário, v. 06, p. 06, 2009.

HARTMANN, L.; LUDWIG, P. F. . Entre vilões e mocinhas: em busca de uma pedagogia do teatro melodramático. Revista da Fundarte, v. 17, p. 23, 2009.

HARTMANN, L.; FERREIRA, T. . Módulo 16 – História da Arte-Educação 2. 1. ed. Brasília – DF: LGE Editora, 2009. v. 1. 124p .

HARTMANN, L.. Comunidade narrativa de fronteira: a dinâmica da oralidade entre contadores e ouvintes na Região Pampeana. Sociedade e Cultura, v. 11, p. 61-69, 2008.

HARTMANN, L.. Entre Teatro e Antropologia: a arte de contar histórias na fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai. Expressão (Santa Maria), v. 1, p. 43-56, 2008.

HARTMANN, L.; WEISHEIMER, Susan Deise ; BERTICELLI, Camila . Como se cria um Vilão? Um estudo sobre a construção dos personagens-tipo do Melodrama. Expressão (Santa Maria), v. 1, p. 07-14, 2007.

HARTMANN, L.; FISCHMAN, Fernando (Org.) . Donos da Palavra – autoria, performance e experiência em narrativas orais na América do Sul. 1a. ed. Santa Maria: Editora UFSM, 2007. v. 1. 248p .

HARTMANN, L.. Audiovisual e Antropologia – um casamento possível entre arte e ciência?. In: Marilda Oliveira de Oliveira. (Org.). Arte, Educação e Cultura. 1ªed.Santa Maria – RS: Editora UFSM, 2007, v. 1, p. 41-61.

HARTMANN, L.. As Narrativas pessoais e a constituição dos contadores de causos como sujeitos. In: Fernando Fischman; Luciana Hartmann. (Org.). Donos da Palavra: autoria, performance e experiência em narrativas orais na América do Sul. 1ªed.Santa Maria – RS: Editora UFSM, 2007, v. 1, p. 95-129.

HARTMANN, L.. Palavras sem Fronteira: narrativas pessoais e performance entre Argentina, Brasil e Uruguai. Interseções (UERJ), Rio de Janeiro – RJ, v. 8, p. 95-116, 2006.

HARTMANN, L.. Narrativas orais, uma porta de entrada para a cultura da fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai. In: Ligia Chiappini; Maria Helena Martins. (Org.). Cone Sul: Fluxos, Representações e Percepções. 1ªed.São Paulo – SP: HUCITEC, 2006, v. , p. 167-190.

HARTMANN, L.. Memória, mentira e esquecimento entre contadores de causos gaúchos. Vivência (Natal), Natal – RN, v. 28, p. 123-134, 2005.

HARTMANN, L.. Performance e experiência nas narrativas orais da fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai. HORIZONTES ANTROPOLÓGICOS (UFRGS. IMPRESSO), Porto Alegre – RS, v. 11, n.24, p. 125-153, 2005.

HARTMANN, L.. Narrativas Orais em Performance: a arte de contar histórias na fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai. Expressão (Santa Maria), Santa Maria – RS, v. Ano 9, n.2, p. 12-19, 2005.

HARTMANN, L.. Oralidade – Corpo em Narrativa. Territórios e Fronteiras da Cena (USP), São Paulo – SP, v. 0, 2004.

HARTMANN, L.. Revelando Histórias: os usos do audiovisual na pesquisa com narradores da fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai. Campos (UFPR), Curitiba – PR, v. 5, n.2, p. 65-86, 2004.

HARTMANN, L.. Histórias do tempo delas: performances de contadoras de causos da Campanha do Rio Grande do Sul. In: Carmen Sílvia Moraes Rial; Maria Juracy Filgueiras Tonely. (Org.). Genealogias do Silêncio: feminismo e gênero. 1ed.Florianópolis: Mulheres, 2004, v. 1, p. 95-103.

HARTMANN, L.. Resenha do livro Anthropologie et Cinema, de Marc-Henri Piault. Ilha. Revista de Antropologia (Florianópolis), Florianópolis – SC, v. 4, n.1, p. 143-146, 2003.

HARTMANN, L.. Identidade, Ambigüidade, Conflito: performances narrativas como estratégia de análise da cultura de fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai. Revista de Investigaciones Folclóricas, Buenos Aires, v. 17, p. 114-122, 2002.

HARTMANN, L.. Corpos e/em Conflito. Revista Eletrônica Celpcyro Edição Especial 2 Pesquisando a Nossa Fronteira, Porto Alegre – RS, 2001.

HARTMANN, L.. Oralidade, Corpo e Memória entre Contadores de Causos Gaúchos. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre – RS, v. 12, p. 267-277, 1999.