Viviane Vedana, Departamento de Antropologia, UFSC

É doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui graduação em Ciências Sociais Bacharelado (2002) e mestrado em Antropologia Social (2004) pela mesma universidade. É professora adjunta no departamento de antropologia social da Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisadora do Coletivo de Estudos em Ambientes, Percepções e Práticas (CANOA) da UFSC. Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente a partir das seguintes temáticas: antropologia, som e experiência; paisagem e ambiente; dinâmicas urbanas, formas de sociabilidade e cotidiano; trajetórias de trabalho e práticas cotidianas.

CV LATTES

Redes e Projetos de Pesquisa__________________________________

ARTE, PERFORMANCE E SOCIABILIDADES

• Projeto: Imagens etnográficas em experimentos narrativos

SABERES E EDUCAÇÃO

• Projeto:  Antropologia e Sonoridades: uma perspectiva ecológica

Publicações_________________________________________________

VEDANA, Viviane.. Técnicas corporais e ritmos do trabalho nos mercados de rua: um ensaio sobre a relação entre gestos corporais e atos de fala. In: Maria Catarina Chitolina Zanini; Miriam de Oliveira Santos. (Org.). Feiras, feirinhas e feirões: a ?economia dos centavos? em foco. 01ed.São Leopoldo: Oikos, 2017, v. , p. 40-58.

DEVOS, R. ; VEDANA, Viviane. ; BARBOSA, G. C. . Paisagens como panorama e ritmos audiovisuais: percepção ambiental na pesca da Tainha. Gis – Gesto, Imagem e Som – Revista de Antropologia, v. 1, p. 41-58, 2016.

DEVOS, R. ; BARBOSA, G. C. ; VEDANA, Viviane. . La production du paysage: pratiques de pêcheurs en bord de mer. Etudes Rurales, v. 196, p. 57-71, 2015.

VEDANA, Viviane.. Práticas e representações sobre o trabalho no comércio de alimentos na CEASA/RS. In: Cornelia Eckert; Ana Luiza Carvalho da Rocha. (Org.). ETNOGRAFIAS DO TRABALHO NARRATIVAS DO TEMPO. 1ed.Porto Alegre: Marcavisual, 2015, v. , p. 78-99.

VEDANA, VIVIANE. Fazer a feira e ser feirante: a construção cotidiana do trabalho em mercados de rua no contexto urbano. Horizontes Antropológicos (UFRGS. Impresso), v. 19, p. 41-68, 2013.

VEDANA, Viviane.. Mercados de Rua e ambiência de fruição estética: estudo de etnografia de rua. In: Cornelia Eckert; Ana Luiza Carvalho da Rocha. (Org.). Etnografia de Rua: estudos de antropologia urbana. 1ed.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2013, v. 1, p. 147-172.

VEDANA, Viviane.. A hora da xepa: o abastecimento urbano de alimentos e os biscates. In: José Sérgio Leite Lopes; Marta Regina Cioccari. (Org.). Narrativas da desigualdade: memórias, trajetórias, conflitos. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad, 2013, v. , p. 1-.

VEDANA, Viviane.. Diálogos sobre a imagem visual e a imagem sonora: a experiência de escritura do sonoro nos documentários etnográficos. Ciberlegenda (UFF. Online), v. 1, p. 29-42, 2011.

VEDANA, Viviane.. Territórios sonoros e ambiências: etnografia sonora e antropologia urbana. Iluminuras (Porto Alegre), v. 11, p. 10, 2010.

DEVOS, Rafael Victorino ; VEDANA, Viviane. . Do audiovisual à hipermídia. Antropologia em Primeira Mão, v. 120, p. 120, 2010.

VEDANA, Viviane.. Mercados de Rua e Feiras-livres como patrimônio etnológico: um ensaio sobre as trocas sociais de mercado como parte da memória coletiva da cidade moderno-contemporânea. In: Maria Cristina C. de C. França; Cícero GAleno Lopes; Zilá Bernd. (Org.). Patrimônios Memoriais: identidades, práticas sociais e cibercultura. 01ed.Porto Alegre: Editora Movimento, 2010, v. 39, p. 91-111.

VEDANA, Viviane.; ROCHA, Ana Luiza Carvalho da . A representação imaginal, os dados sensíveis e os jogos da memória: os desafios do campo de uma etnografia sonora. Revista Chilena de Antropología Visual, v. 13, p. 37-60, 2009.

ECKERT, C. ; ROCHA, A. L. C. ; DEVOS, R. ; VEDANA, Viviane. . Ética e imagem: relato de um percurso. Revista Anthropológicas, v. 20, p. 263-292, 2009.

VEDANA, Viviane.. Sonidos de la Duración: prácticas cotidianas del mercado en el mundo urbano contemporaneo. Una Introduccion a la construccion de colecciones etnográficas de imágenes. Revista Chilena de Antropología Visual, v. 11, p. 1, 2008.

ROCHA, Ana Luiza Carvalho da ; VEDANA, Viviane. ; BARROSO, P. F. . O sentido do trágico na paisagem sonora do mundo urbano contemporâneo. Iluminuras (Porto Alegre), v. 09, p. 04, 2008.

ROCHA, Ana Luiza Carvalho da ; VEDANA, Viviane. ; LOPO, Rafael ; BARROSO, P. F. . As fontes escritas do pensamento antropológico, seus dilemas e desafios ? um ensaio. Iluminuras (Porto Alegre), v. 09, p. 01, 2008.

BARROSO, P. F. ; JULIANA, ; ECKERT, Cornelia ; MACHADO, C. ; VEDANA, Viviane. . Odeon: etnografia de um bar. Iluminuras (Porto Alegre), v. 09, p. 03, 2008.

ROCHA, A. L. C. ; VEDANA, Viviane. ; BARROSO, P. F. ; LOPO, R. . A desterritorialização dos saberes e fazeres antropológicos e o desentendimento no corpo de verdade da letra. Iluminuras (Porto Alegre), v. 22, p. 1, 2008.

VEDANA, Viviane.. Sobre o Mergulho na descoberta dos sons: a experiência de excrutínio dos dados sonoros através de sua inserção no Banco de Sons do Biev. Iluminuras (Porto Alegre), v. 09, p. 04, 2008.

VEDANA, Viviane.. É só um real! Performatividades do comércio informal de alimentos no Largo Glênio Peres em Porto Alegre. Iluminuras (Porto Alegre), v. 08, p. 01, 2006.

VEDANA, Viviane.. Considerações sobre a Educação na RMPA. In: Rosetta Mammarella. (Org.). Como anda a metrópole de Porto Alegre. Porto Alegre: FEE, Metroplan, UFRGS, 2006, v. , p. -.

ROCHA, Ana Luiza Carvalho da ; VEDANA, VivianeRevisitando o processo de organização de grupos áulicos à luz da teoria geempiana de sala de aula. In: Ana Luiza Luiza Carvalho da Rocha. (Org.). A Interação da sala de aula: grupos áulicos. 1ed.Porto Alegre: Geempa, 2005, v. , p. 99-129.