Jeremy Paul Jean Loup Deturche, Departamento de Antropologia, UFSC

Possui Doutorado em Etnologia – Université de Paris Ouest Nanterre la Défense, antiga Paris X-Nanterre (2009), com enfase em Etnologia Amérindia das Terras Baixas Amazonicas. Apos uma pesquisa bibliografica sobre o uso dos venenos na Amazonia indigena, a qual problematiza a existencia de um conceito de veneno, e efetuou um pesquisa de campo na França, no mundo rural da criação de gado leiteiro em Haute-Savoie. Em seguida começou uma pesquisa entre os Katukina do Rio Bia (estado de Amazonas) com foco na organização social e a historia, que foi o tema da tese de doutorado. Hoje pretende continuar o trabalho sobre esta região, com os Katukina, desenvovlvendo uma pesquisa dos temas das relações cotidianas entre as pessoas, alem da abordagem do complexo mitologico ritual (apenas esboçados na tese), sem esquecer necessariamente o trabalho sobre o primeiro etnologo dos povos de lingua katukina, o Padre Tastevin.

CV Lattes  

 Redes e Projetos de Pesquisa_________________________________

REDES: SABERES E EDUCAÇÃO

  • Projeto: De homens e vacas: individuação, domesticação e técnica em sistema de criação animal não industrial

alt

Publicações_________________________________________________

DETURCHE, Jeremy . Narrativas e historia do contato katukina: ‘etno-historia’ de um povo da Amazônia brasielira. Antropologia em Primeira Mão, v. 131, p. 1-13, 2012.

DETURCHE, Jeremy . As vacas da discórdia: Gestão e raça do rebanho entre os criadores de vacas montbéliardes na Haute-Savoie – França. Ilha. Revista de Antropologia (Florianópolis), v. 14, p. 139, 2012.

DETURCHE, Jeremy . Les Katukina do Rio Biá (Etat d’Amazonas – Brésil). Sarrebruck: Editions Universitaires Européennes, 2011. 476p .