Notícias do NEPE/UFPE

08/05/2020 - Por Renato Athias

Renato Athias, professor no Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE), e pesquisador associado do IBP nos manda informações pertinentes sobre as atividades realizadas pelo Núcleo e a situação da COVID-19 na região do Alto Rio Negro e no estado de Pernambuco.

Saudações de Recife à todos e todas:

Aproveito para mandar algumas notícias bem telegráficas.

Aqui estamos seguindo ainda em crescimento a entrada da COVID-19 nas áreas indígenas. Acompanho especificamente a Região do Alto Rio Negro, e o Estado de Pernambuco, onde estou agora.

O último boletim da REMDIPE, aqui nesse link: https://www.indigenascontracovidpe.com/boletim-07

Realizo uma clipagem de notícias da grande imprensa em meu Twitter todos os dias com as notícias de maior impacto com relação aos povos indígenas.

https://twitter.com/renato_athias

Com meu grupo de pesquisa (NEPE) realizamos webinars especificamente sobre o enfrentamento dos povos indígenas com relação a COVID-19. Veja a lista dos webinários já realizados.

https://bit.ly/webinar-nepe

Todos os webinars estão gravados. Posso mandar a pedidos os links para visualização.

O último que realizamos sobre o Os Desafios e Enfrentamentos dos Povos Indígenas no Combate a Covid-19 nas Fronteiras, mesmo como muitas dificuldades de conexão em Letícia, Tabatinga, São Gabriel e na Aldeia Wapichana de Pium na fronteira com a Guiana Inglesa foi realizado com sucesso.

https://bit.ly/webinar04junho

Na última sexta feira dia 5 de junho, realizamos uma videoconferência interinstitucional em São Gabriel com a organização da FOIRN e Saúde Sem Limites para discutir as Recomendações técnicas sobre os “Protocolos de Conduta das EMSI no atendimento de PIIRC (“Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato”) em caso suspeito ou confirmado de COVID-19” do Plano de Contingência para Infecção Humana pelo novo Coronavírus (COVID-19) em Povos Indígenas – DSEI Alto Rio Negro. Quem tiver interessado pode solicitar que envio a versão atual em debate.

Aqui no Recife, nosso grupo de NEPE participa de uma rede maior que mantém um monitoramento da situação do enfrentamento dos povos indígenas de PE. Juntamente com as organizações indígenas locais. Vocês podem seguir através dos link.

https://www.indigenascontracovidpe.com/

https://www.ufpe.br/agencia/noticias/-/asset_publisher/VQX2pzmP0mP4/content/ufpe-integra-rede-que-apoia-e-monitora-populacoes-indigenas-no-combate-a-covid-19/40615