Cursos e ações de impacto social e parcerias

3. Cursos e ações de impacto social e parcerias

Prevê a realização de ações que busquem promover a divulgação e socialização dos conhecimentos produzidos nos projetos desenvolvidos pelo Instituto, tanto em relação à atuação junto a Órgãos Governamentais, quanto junto às populações locais das regiões abrangidas pelo Instituto.

As redes de pesquisa vêm atuando junto a Órgãos Governamentais e às populações locais bem como promovendo diferentes atividades dirigidas às comunidades universitárias.

3.1. Atuação junto a órgãos governamentais

• Prazo: Médio e longo.

a) Prestar assessorias para a elaboração e avaliação de políticas públicas que envolvem as áreas temáticas do Instituto Nacional de Pesquisa Brasil Plural;

b) Formar agentes e profissionais que atuam junto às diversas populações das duas regiões de abrangência do Instituto Nacional de Pesquisa Brasil Plural.

3.2. Atuação junto às populações locais

• Prazo: Médio e longo.

a) Prestar assessorias a projetos associativistas e outras formas de demandas das populações e grupos pesquisados;

b) Retornar os conhecimentos gerados nelas e através delas criando um acervo de dados e de análises sobre as áreas pesquisadas a ser disponibilizado com acesso livre;

c) Montar exposições museológicas com material existente nos Museus Antropológicos.

3.3. Promoção de atividades para as comunidades universitárias, populações e grupos pesquisados

• Prazo: Curto, médio e longo.

a) Realizar seminários, colóquios, oficinas, entre outros eventos, visando divulgar os resultados das pesquisas e/ou propor ações de interesse das populações e grupos pesquisados;

b) Realizar atividades de extensão universitária, com foco nas áreas temáticas do Instituto.