Coleção Didática

Cosmopolíticas afro-indígenas: territorialidades pindorâmicas e sociabilidades contracoloniais. 2025.

É com muita alegria que anunciamos o novo livro “Cosmopolíticas afro-indígenas: territorialidades pindorâmicas e sociabilidades contracoloniais”, organizado por Sonia Regina Lourenço, publicado pelas Edições del Bosque (2025).

Esta obra é resultado de uma série de etnografias realizadas no âmbito do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGAS/UFMT), que em 2024 celebrou seus dez anos de existência. Também se insere no projeto de pesquisa “Cosmopolíticas quilombolas: a relação afro-indígena, a terra e os territórios”, aprovado na Chamada Universal MCTI/CNPq nº 28/2018.

A coletânea reúne artigos de egressos e egressas do PPGAS/UFMT, frutos de experiências etnográficas em territórios quilombolas, indígenas, museus e arquivos. Alguns textos são também resultado de intensos diálogos e parcerias com pesquisadoras(es) da UFES e da UFRGS, fortalecendo redes de pesquisa em diferentes espaços acadêmicos, como a RBA (2022), a RAM (2023) e o Colóquio de Antropologia do PPGAS/UFMT.

Esta coletânea reúne 15 artigos heteróclitos de pesquisadoras(es), indígenas, quilombolas, não indígenas, mestras(es) e doutoras(es), interessadas(os) em conceber uma antropologia mais simétrica, colaborativa e compartilhada, por meio da qual aprendemos com as(os) outras(os) a alargar as perspectivas antropológicas a partir da existência de outros mundos e formas de saber.

Disponível aqui.

 

Memórias de Santa Teresita. Pueblo Guaraní del Chaco Boreal. 2024.

AutoresMaría Eugenia Domínguez, Hilaria Cruzabie , Juana Gradys Toro Lezcano.  Asociación de Mujeres Guaraníes de  Santa Teresita, Boquerón, Chaco Paraguayo

Este livro é fruto da iniciativa da Comissão de Mulheres da Comunidade Guarani de Santa Teresita (Distrito de Mariscal Estigarribia, Departamento de Boquerón, Paraguai). As mulheres compartilhavam a impressão de que mais vozes femininas poderiam ser incluídas, pois ainda não tinham sido ouvidas nem registradas na produção de narrativas sobre a história de seu povo. Portanto, o objetivo deste livro é tanto homenagear e divulgar as memórias das primeiras famílias que fundaram Santa Teresita, quanto valorizar a participação das mulheres em sua história e desenvolvimento. O livro trata de temas importantes em suas memórias, como os deslocamentos pelo território desde os vales bolivianos e as dificuldades para reorganizar a vida após a Guerra do Chaco. Também aborda suas iniciativas e esforços para viver em sua própria comunidade e a longa luta pela autonomia territorial e cultural. Além disso, o livro refere-se aos impactos da construção da Rota Transchaco para os povos indígenas, aos efeitos da colonização agropecuária e às formas como a crise ambiental afeta suas vidas.

Disponível aqui


As Identidades Culturais no Planalto Catarinense: Dinâmicas históricas e processos contemporâneos de construção da diversidade. 2023.

Autores:  Granada, Daniel (Org.)

Este livro é um esforço conjunto para abordar questões relativas às “culturas” e identidades constituídas historicamente na região aqui denominada de Planalto Serrano Catarinense. Busca colocar em evidência os processos de mudança operados nas identidades regionais do território em foco, bem como colocar em relevo os processos de formação, as ancoragens históricas e seus sentidos e desdobramentos. Assim, a proposta não se limita a uma compilação de dados históricos, mas a pensar como estas questões his- tóricas se articulam no presente, com vistas à construção de um futuro mais inclusivo e plural.

 

A obra encontra-se disponível em acesso aberto no Repositório Institucional da UFSC e pode ser acessada através do link a seguir:

https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245616

 

 

 


Coleção Kuri’y Zág Fág

Vol.1: Ensino e Natureza.

Autores:  Hanazaki, Natália (Org.); Machado, Juliana Salles (Org.); Zea, Evelyn Martina Schuler (Org.); Kaingang, Joziléia Daniza (Org.); Darella, Maria Dorothea Post (Org.)

Vol.2: Culturas e Memórias

AutoresZea, Evelyn Martina Schuler (Org.); Machado, Juliana Salles (Org.); Hanazaki, Natália (Org.); Kaingang, Joziléia Daniza (Org.); Darella, Maria Dorothea Post (Org.)

Projetos Interdisciplinares para o Ensino Médio Indígena

AutoresOliveira, Silvia Maria de (Org.); Kaingang, Joziléia Daniza (Org.); Machado, Juliana Salles (Org.); Zea, Evelyn Martina Schuler (Org.); Darella, Maria Dorothea Post (Org.); Hanazaki, Natália (Org.)

Interculturalidade, interdisciplinaridade, bilinguismo, especificidade. Conceitos que dão base e corpo às diversas pesquisas apresentadas nos livros Kuri’y Zág Fág – Ensino e Natureza e Kuri’y Zág Fág – Culturas e Memórias, que dão continuidade à Coleção Ações e Saberes Guarani, Kaingang e Laklãnõ Xokleng em foco, com a publicação de trabalhos de conclusão de curso fruto de pesquisas realizadas por estudantes da segunda turma (2016-2020) do Curso Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadoras/es Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng nos guiam através de suas próprias experiências a uma reflexão crítica sobre estes conceitos, ferramenta preciosa ao permitir abrir um campo de possibilidades para as práticas pedagógicas nas escolas das aldeias e nos cursos específicos de formação técnica e superior, renovando permanentemente as perspectivas a partir das experiências singulares que se espalham e florescem pelo mundo afora.

Baixar o livro Kuri’y Zág Fág Vol.1: Ensino e Natureza com PDF completo

Baixar o livro Kuri’y Zág Fág Vol.2: Culturas e Memórias com PDF completo

Baixar o livro Projetos Interdisciplinares para o Ensino Médio Indígena com PDF completo

 


Etnografia, fotografia e memórias quilombolas. Coleção Didática IBP. 1a. ed. Florianópolis: Arte & Livros, 2020.

AutoraSonia Regina Lourenço; Abenizia Auxiliadora Barros. 

O livro digital é uma forma de salvaguardar a produção de conhecimento e a memória virual, cultural e étnica – constituída de imagens, cenários, objetos, paisagens e pessoas- dos coletivos afro-quilombolas em Mato GRosso. São fotografias e narrativas de momentos etnográficos que procuramos registrar no projeto Etnografia, fotografia e memórias quilombolas – Projeto de extensão “Territórios Negros -Quilombos em Chapada dos Guimarães – Programa de Apoio à Cultura, Esporte e Vivência Universitária/PROCEV/UFMT.

Baixar o livro Etnografia, fotografia e memórias quilombolas. Coleção Didática IBP. 1a. ed. Florianópolis: Arte & Livros, 2020. 


Ações e saberes Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng em foco: pesquisas da licenciatura intercultural indígena do sul da mata atlântica. 2020.

AutoresZea, Evelyn Martina Schuler (org.); Darella, Maria Dorothea Post (org.); Machado, Juliana Salles (org.) 

Interculturalidade, interdisciplinaridade, bilinguismo, especificidade. Conceitos que dão base e corpo às diversas pesquisas apresentadas nesta publicação inaugural da série Ações e Saberes Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng em foco, uma coletânea dos trabalhos de conclusão de curso fruto de pesquisas realizadas durante a primeira turma do curso Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica (LII) da Universidade Federal de Santa Ca tarina. Pesquisadores GUARANI nos guiam através de suas experiências a uma reflexão crítica sobre estes conceitos, ferramenta preciosa ao permitir abrir um campo de possibilidades para as práticas pedagógicas nas escolas das aldeias e nos cursos específicos de formação técnica e superior, renovando permanentemente as perspectivas a partir das experiências singulares que se espalham e florescem pelo mundo afora.

Baixar o livro Guarani digital com PDF completo

Baixar o livro Kaingang digital com PDF completo

Baixar o livro Laklãnõ-Xokleng com PDF completo


GONÇALVES, Luiz Davi V.; YANOMAMI, Marcos Figueiredo. Yanonami të pë hekuramou – maturacá a xapono há. Coleção Didática Instituto Brasil Plural. Goiania: Ed Espaço Acadêmico, 2018. 58p.