Coleção Didática

Lourenço, Sonia Regina; Barros, A. A. Etnografia, fotografia e memórias quilombolas. Coleção Didática IBP. 1a. ed. Florianópolis: Arte & Livros, 2020. 

“O livro digital é uma forma de salvaguardar a produção de conhecimento e a memória virual, cultural e étnica – constituída de imagens, cenários, objetos, paisagens e pessoas- dos coletivos afro-quilombolas em Mato GRosso. São fotografias e narrativas de momentos etnográficos que procuramos registrar no projeto Etnografia, fotografia e memórias quilombolas – Projeto de extensão “Territórios Negros -Quilombos em Chapada dos Guimarães – Programa de Apoio à Cultura, Esporte e Vivência Universitária/PROCEV/UFMT”.

 

Zea, Evelyn Martina Schuler (org.); Darella, Maria Dorothea Post (org.); Machado, Juliana Salles (org.) Ações e saberes Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng em foco: pesquisas da licenciatura intercultural indígena do sul da mata atlântica. 2020.  Edições do Bosque e Série Didática Instituto Brasil Plural

Interculturalidade, interdisciplinaridade, bilinguismo, especificidade. Conceitos que dão base e corpo às diversas pesquisas apresentadas nesta publicação inaugural da série Ações e Saberes Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng em foco, uma coletânea dos trabalhos de conclusão de curso fruto de pesquisas realizadas durante a primeira turma do curso Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica (LII) da Universidade Federal de Santa Ca tarina. Pesquisadores GUARANI nos guiam através de suas experiências a uma reflexão crítica sobre estes conceitos, ferramenta preciosa ao permitir abrir um campo de possibilidades para as práticas pedagógicas nas escolas das aldeias e nos cursos específicos de formação técnica e superior, renovando permanentemente as perspectivas a partir das experiências singulares que se espalham e florescem pelo mundo afora.

GONÇALVES, Luiz Davi V.; YANOMAMI, Marcos Figueiredo. Yanonami të pë hekuramou – maturacá a xapono há. Coleção Didática Instituto Brasil Plural. Goiania: Ed Espaço Acadêmico, 2018. 58p.