Publicações apoiadas pelo INCT Brasil Plural

Da SILVA, Sidney A.; ASSIS, Glaucia O. Em busca de Eldorado: o Brasil no contexto das migrações nacionais e internacionais.

O Livro aponta para a complexidade dos processos migratórios contemporâneos. Traz estudos sobre a migração haitiana para o Brasil, retratada a partir de diferentes perspectivas, sinaliza para o grande desafio de pesquisa que é esta mobilidade contemporânea. E nos aponta também, bem como o conjunto dos textos, o quanto abordagens ampliadas e multidisciplinares são profícuas para os estudos migratórios.

A abordagem em torno da imigração haitiana no Amazonas e a inclusão destes imigrantes na saúde pública local, fruto de um estudo da técnica em Saúde Pública do ILMD/Fiocruz Amazônia, Fabiane Vinente, recebeu um capítulo especial no recém-lançado livro “Em Busca do Eldorado: O Brasil no contexto das migrações nacionais e internacionais”, de autoria de Sidney Silva e Gláucia Assis, publicado pela Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua).

Com o título “Dos ideais às práticas: Os haitianos e o desafio da inclusão dos imigrantes internacionais nas políticas do sistema de saúde brasileiro”, Fabiane mostrou as inúmeras dificuldades que diversos imigrantes, neste caso específico os haitianos, enfrentam para ter acesso aos serviços de saúde no país, mesmo que este benefício esteja assegurado na Constituição Federal. O livro é uma coletânea de textos de vários autores, produzido pelo GT Imigração do Instituto Brasil Plural, cujo pano de fundo são as correntes migratórias na atualidade e está disponível na livraria da Edua, localizado na Ufam.

Fabiane Vinente também emplacou um capítulo no livro “Intensidade na Atenção Básica: prospecção de experiências informes e pesquisa-formação” da série “Atenção Básica e Educação na Saúde”, publicado pela Rede Unida. Seu artigo, intitulado “Participação Social e Saúde: experiências do movimento social e a construção da saúde indígena em Manaus”, foi escrito em parceria com as ex-alunas de pós-graduação do ILMD/Fiocruz Amazônia, Vanessa Miranda e Paula Francineth da Silva Azevedo.


GIBRAM, Paola Andrade. Penhkár: Política, parentesco e outras historias Kaingang.

As ações e expressões políticas entre os indígenas kaingang vêm sendo abordadas de diferentes maneiras desde os registros históricos do período colonial até as descrições etnográficas mais recentes – sempre, contudo, através de enfoques centrados no plano público e masculino de atuação.

 

 

 

 

 

Raquel Scopel

 

 

DIAS-SCOPEL, Raquel Paiva. “A cosmopolítica da gestação, do parto e do pós-parto: práticas de autoatenção e processo de medicalização entre os índios Munduruku”. Brasília, Paralelo 15, 2015.

O livro é baseado na tese do doutorado da Raquel e foi vencedor do IV Premio ABA-GIZ no tema Gênero e povos indígenas na Amazônia, 2015. A pesquisa foi apoiada pelos recursos de IBP e o prefácio é da sua orientadora e coordenadora de IBP, Esther Jean Langdon

 

 

 


 

 

LANGDON, E. J.; PEREIRA, E. L. (orgs.). Rituais e Performances: iniciações em pesquisa de campo. Florianópolis: IBP/UFSC, 2012. MAIS INFORMAÇÕES

 

 

Carátula Jean Langdon Sepia curvas

 

 

LANDGON, Esther Jean. LA NEGACIÓN DE LO OCULTO. CHAMANISMO, MEDICINA Y FAMÍLIA ENTRE LOS SIONA ENTRE LOS SIONA DEL BAJO PUTUMAYO, Universidad del Cauca/INCT Brasil Plural, 2014.

 

 

 

 

 

 

 

HAVERROTH, Moacir (org.). Haverroth Etnobiologia e Saúde de Povos Indígenas. Série Estudos & Avanços, volume 7. Recife: NUPEEA/UFPE, 2013.

 

 

 

27893-91947-2-PB

 

 

 

 

Dossiê Antropologias em Performance – Vol. II
https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/issue/view/1961

 

 

 

 

27902-92001-2-PB

 

 

 

Dossiê Antropologias em Performance – Vol. I
https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/issue/view/1966