Luciana Hartmann, Departamento de Artes Cênicas, UnB

Professora Associada no Departamento de Artes Cênicas da UnB, é antropóloga e orienta no mestrado e no doutorado do PPGCEN e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais, da Universidade Federal de Goiás. Possui graduação em Artes Cênicas – Bacharelado em Interpretação Teatral, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou doutorado sanduíche na área de antropologia visual na École des Hautes Études en Sciences Sociales – Paris (2002-2003). Há mais de 20 anos desenvolve pesquisas sobre performances narrativas em diferentes contextos socioculturais. Dirigiu diversos documentários, filmes etnográficos e experimentais, entre eles “Palavras sem Fronteira”, contemplado com o ETNODOC 2010. Realizou pesquisas de pós-doutorados na Université Paris Ouest – Nanterre – Portugal (2014-2015) e na Universidade de Lisboa – Portugal (2019-2020), compartilhando a produção de narrativas orais, escritas e audiovisuais com crianças imigrantes. É autora dos livros “Gesto, Palavra e Memória – performances de contadores de causos” (Editora da UFSC, 2011), “Crianças Contadoras de Histórias” (Editora da UnB, 2021) e organizadora das coletâneas “Donos da Palavra: autoria, performance e experiência em narrativas orais na América do Sul” (Editora da UFSM, 2007) e “O Teatro e suas Pedagogias: práticas e reflexões” (Editora da UnB, 2016). Tem publicado artigos em revistas científicas das áreas de Antropologia, Artes Cênicas, Educação,  Literatura, entre outras. Desde 2016 coordena o Projeto de Pesquisa e Extensão “Crianças Protagonistas: artes cênicas e diversidade cultural na escola” (www.criancasprotagonistasunb.com), subsidiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). É bolsista de Produtividade em pesquisa do CNPq e mãe de duas meninas.

CV LATTES 

 

Redes e Projetos de Pesquisa__________________________________

 

ARTE, PERFORMANCE E SOCIABILIDADES

  • Projeto: Crianças protagonistas: performance e diversidade cultural na escola

 

Publicações_________________________________________________

Vídeos:

HARTMANN, Luciana. Palavras sem Fronteira. ETNODOC – Edital de Apoio à Produção de Documentários Etnográficos sobre o Patrimônio Cultural Imaterial, 2010. https://www.youtube.com/watch?v=nParDOtQpWw

HARTMANN, Luciana. Causos e cuentos de frontera. FORO ENTREFRONTERAS – Brasil, Argentina e Paraguai, 2010. https://www.youtube.com/watch?v=7OPpYIOkrqw

 Podcast:

# 13 – O Jogo do Vai e Vem, com Luciana Hartmann e Ariana Furtado. Mundaréu – Podcast de Antropologia, 2021. UnB/UNICAMP. https://mundareu.labjor.unicamp.br/13-o-jogo-do-vai-e-vem/

Artigos:

HARTMANN, LUCIANA. Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia? 1Perguntemos a elas. REVISTA NUPEART (ONLINE), v. 24, p. 29-52, 2020. https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/18827


HARTMANN, LUCIANA; SOUZA, J. R.; CASTRO, A. C. S. Luta pela terra, performance e protagonismo infantil no I Encontro Nacional das Crianças Sem Terrinha (Brasília – 2018). REVISTA TOMO, v. 37, p. 253-287, 2020. https://seer.ufs.br/index.php/tomo/article/view/13253

HARTMANN, LUCIANA; ARAÚJO, H.; A produção do olhar sobre infância e protagonismo infantil na formação de professores de Artes Cênicas. REVISTA DA FUNDARTE, v. 20, p. 1-24, 2020.

http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/803/pdf_108

HARTMANN, L.; LANGDON, E. J. . Tem um corpo nessa alma: encruzilhadas da antropologia da performance no Brasil. BIB. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, v. 91, p. 1-31, 2020.

http://anpocs.com/images/BIB/n91/BIB_0009104_05-02_luciana.pdf

HARTMANN, LUCIANA; SILVA, S. T. Pequenas resistências: contação de histórias, performance e protagonismo infantil na escola. Urdimento (UDESC), v. 1, p. 19-35, 2019.

http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019019/9924

HARTMANN, L.; CARVALHO, J. J. ; SILVA, R. de L. ; ABREU, J. Tradição e tradução de saberes performáticos nas universidades brasileiras. REPERTÓRIO: TEATRO & DANÇA (ONLINE), v. 22, p. 8-30, 2019.

https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/32015

HARTMANN, LUCIANA. Vozes em diáspora: como crianças imigrantes contam suas histórias. Museo de Antropologia. Revista, v. 11, p. 83-90, 2018.

https://revistas.unc.edu.ar/index.php/antropologia/article/view/21462

HARTMANN, LUCIANA. Onça, veado, Maria: literatura infantil e performance em uma pesquisa sobre diversidade cultural em sala de aula. EDUCAR EM REVISTA, v. 34, p. 71-86, 2018.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40602018000100071&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

HARTMANN, LUCIANA; EDUARDO GASPERINI, LUÍS . A CRIANÇA PROTAGONISTA: propostas de transformação do espaço-tempo escolar em uma escola de Educação Infantil. RASCUNHOS – CAMINHOS DA PESQUISA EM ARTES CÊNICAS, v. 5, p. 150-168, 2018.

http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/43429

HARTMANN, LUCIANA. Eles brincam de guerra mundial: protagonismo infantil em narrativas de crianças imigrantes. EDUCAÇÃO EM FOCO (JUIZ DE FORA), v. 23, p. 923-943, 2018.

https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/20109

FERREIRA, TAÍS ; HARTMANN, LUCIANA ; MACHADO, MARINA MARCONDES . Entre Escola e Universidade: dinossauros e caderninhos por uma dramaturgia encarnada. Revista Brasileira de Estudos da Presença [Eperiodico], v. 7, p. 45-70, 2017.

https://seer.ufrgs.br/presenca/article/view/63579

HARTMANN, L.. DESAFIOS DA DIVERSIDADE EM SALA DE AULA: UM ESTUDO SOBRE PERFORMANCES NARRATIVAS DE CRIANCAS IMIGRANTES. CADERNOS CEDES (IMPRESSO), v. 37, p. 45-64, 2017.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32622017000100045&script=sci_abstract&tlng=pt

HARTMANN, L.. Crianças contadoras de histórias: narrativa e performance em aulas de teatro. Revista VIS (UnB), v. 13, p. 230-248, 2015.

https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/14504

HARTMANN, L. Equilibristas, viajantes, princesas e poetas: performances orais e escritas de crianças narradoras. Boitatá, v. 20, p. 48-67, 2015.

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/boitata/article/view/31474

HARTMANN, L.; ABREU, J. A pessoa olhando aprende primeiro do que fazendo: ética e técnica na transmissão de performances tradicionais. Revista Trapiche – Educação e Artes, v. 2, p. 1-14, 2015.

https://seer.ufs.br/index.php/trapiche/article/view/5055

HARTMANN, L.. A Arte e a Ciência de Contar Histórias: como a noção de performance pode provocar diálogos entre a pesquisa e a prática. Moringa – Artes do Espetáculo (UFPB), v. 5, p. 33-48, 2014.

https://periodicos.ufpb.br/index.php/moringa/article/view/22211

HARTMANN, L.. Interfaces entre a Pedagogia do Teatro e os Estudos da Performance. Educação (Santa Maria. Online), v. 39, p. 515-528, 2014.

https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/13816

HARTMANN, L.. Just because they?re lies doesn´t mean they´re not true: Learning and transmission of lies among storytellers. Compaso – Journal of Comparative Research in Anthropology and Sociology, v. 5, p. 73-87, 2014.

https://journals.indexcopernicus.com/search/article?articleId=432974

HARTMANN, LUCIANA. “Me curei e hoje tô aqui sentadita contando a história.” Narrativa, performance e constituição da pessoa na fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai. Sociedade e Estado (UnB. Impresso), v. 29, p. 767-789, 2014.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-69922014000300006&script=sci_abstract&tlng=pt

HARTMANN, L.; Castro, R. A . Saberes que se Encontram: reflexões sobre uma experiência de troca com Mestre Biu Alexandre. Revista Digital do LAV, v. VI, p. artigo eletrôni, 2013.

https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/7123

HARTMANN, L.. Medo e encantamento em narrativas orais contadas por crianças. Revista Cerrados (Brasília. Online), v. 22, p. 49-69, 2013.

https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/14133

HARTMANN, L.. Linguagem Audiovisual, Teatro e Educação: usos da imagem dentro e fora da sala de aula. Teatro: criação e construção de conhecimento, v. 1, p. 90-100, 2013.

https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/660

HARTMANN, L.. “Não sendo mentira, são sempre verdade”: aprendizagem e transmissão da mentira entre contadores de causos. Ilha. Revista de Antropologia (Florianópolis), v. 13, p. 139-162, 2012.

https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/2175-8034.2011v13n1-2p139

ZEA, E. M. S. ; HARTMANN, L. ; HEAD, S. ; CARDOSO, V. Z. . Articulações em Performance. Ilha. Revista de Antropologia (Florianópolis), v. 13, p. 9-20, 2012.

https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/2175-8034.2011v13n1-2p9

HARTMANN, L.. Performances culturais: expressões de identidade nas festas da fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai. ETNOGRÁFICA (LISBOA, v. 15, p. 233-259, 2011.

http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0873-65612011000200002&lng=pt&nrm=iso

HARTMANN, L.. “Sou da fronteira”: narrativas orais e dinâmicas identitárias entre Argentina, Brasil e Uruguai. Anuário Antropológico, v. I, p. 187-213, 2011.

https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/7010

HARTMANN, L.. Do Campo à “Campanha” – Gênero, Performance e Narrativas Orais na fronteira entre o Brasil e o Uruguai. ESTUDOS FEMINISTAS, v. 18, p. 81-100, 2010.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-026X2010000100005&script=sci_abstract&tlng=pt

HARTMANN, L.. Corpos que contam histórias: performance e identidade de “contadores de causos”. O Teatro Transcende, v. 15, p. 16-25, 2009.

https://proxy.furb.br/ojs/index.php/oteatrotranscende/article/view/1181

HARTMANN, L.. Ilha. Revista de Antropologia (Florianópolis), v. 9, p. 215-245, 2009. A Memória na Pele: performances narrativas de contadores de “causos”.

https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/6934

 HARTMANN, L.. Contando histórias com imagens. Doc On-Line – Revista Digital de Cinema Documentário, v. 06, p. 06, 2009.

http://doc.ubi.pt/06/artigo_luciana_hartmann.pdf

HARTMANN, L.; LUDWIG, P. F. Entre vilões e mocinhas: em busca de uma pedagogia do teatro melodramático. Revista da Fundarte, v. 17, p. 23, 2009.

http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/viewIssue/15/35

HARTMANN, L.. Comunidade narrativa de fronteira: a dinâmica da oralidade entre contadores e ouvintes na Região Pampeana. Sociedade e Cultura , v. 11, p. 61-69, 2008.

https://www.revistas.ufg.br/fchf/article/view/4473/3873

HARTMANN, L.. Performance e experiência nas narrativas orais da fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai. HORIZONTES ANTROPOLÓGICOS (UFRGS. IMPRESSO), Porto Alegre – RS, v. 11, n.24, p. 125-153, 2005.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-71832005000200007&script=sci_abstract&tlng=pt

HARTMANN, L.. Revelando Histórias: os usos do audiovisual na pesquisa com narradores da fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai. Campos (UFPR), Curitiba – PR, v. 5, n.2, p. 65-86, 2004.

https://revistas.ufpr.br/campos/article/view/1621

HARTMANN, L.. Resenha do livro Anthropologie et Cinema, de Marc-Henri Piault. Ilha. Revista de Antropologia (Florianópolis), Florianópolis – SC, v. 4, n.1, p. 143-146, 2003.

https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/viewFile/15050/15655

HARTMANN, L.. Oralidade, Corpo e Memória entre Contadores de Causos Gaúchos. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre – RS, v. 12, p. 267-277, 1999.

http://www.scielo.br/pdf/ha/v5n12/0104-7183-ha-5-12-0267.pdf

Livros publicados/organizados ou edições

HARTMANN, L. Crianças contadoras de histórias. Brasília, Editora da UnB, 2021. https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/110

HARTMANN, L.; VELOSO, G. (Org.). O teatro e suas pedagogias: práticas e reflexões. Brasília: Editora da UnB, 2016.

HARTMANN, L.. Gesto, Palavra e Memória – performances narrativas de contadores de causos. Florianópolis – SC: Editora UFSC, 2011.

HARTMANN, L.; FERREIRA, T. História da Arte-Educação 2. 1. ed. Brasília – DF: LGE Editora, 2009.

HARTMANN, L.; FISCHMAN, Fernando (Org.) . Donos da Palavra – autoria, performance e experiência em narrativas orais na América do Sul. 1a. ed. Santa Maria: Editora UFSM, 2007.

Capítulos de livros publicados

 HARTMANN, LUCIANA; SILVA, Soraia . Mulher esqueleto: dor e sublimação no processo criativo, um diálogo afetivo. In: Soraia Maria Silva. (Org.). Diálogos – afetos compartilhados. Brasília: PPGCEN/UnB, 2019, p. 86-108. https://repositorio.unb.br/handle/10482/34786

SILVA, R. de L. ; HARTMANN, L. . Narrativas dançadas: entre tradições populares e a cena contemporânea. In: Nádia Maria Weber Santos; Robson Corrêa de Camargo. (Org.). Performances Culturais: Memórias e Sensibilidades. Porto Alegre: Fi, 2019, p. 79-96. https://www.editorafi.org/741performances

HARTMANN, L.. Esses contadores tão desconhecidos: as crianças. In: Giuliano Tierno; Letícia Liesenfeld Erdtmann. (Org.). Narra-te Cidade – pensamentos sobre a arte de contar histórias hoje. 1ed.São Paulo – SP: A Casa Tombada, 2017, v. 1, p. 85-99.

HARTMANN, L.. História, memória e performance em narrativas orais de crianças. In: Carla Simone Rodeghero; Lúcia Grinberg; Méri Frotscher. (Org.). História oral e práticas educacionais. 1ed.Porto Alegre: Oikós, 2016, v. 1, p. 105-122.

HARTMANN, L.. Les petites conteurs: un étude sur les récits des enfants en situation de contact interculturel. In: Arianna Bérénice De Sanctis; AeRan Jeong; Hyunjoo Lee; Éléonore Martin. (Org.). L’évolution de la langue et le traitement des « intraduisibles » au se in de la recherche. 1ed.Paris – França: Éditions des Archives Contemporaines, 2016, v. 1, p. 137-156.

HARTMANN, L.. Pequenos narradores: experiências metodológicas com crianças contando histórias na sala de aula. In: Luciana Hartmann; Jorge das Graças Veloso. (Org.). O Teatro e suas Pedagogias: práticas e reflexões. 1ed.Brasília: Editora da UnB, 2016, v. 1, p. 259-280.

HARTMANN, L.. Causos e cuentos da Fronteira Sul do Brasil. In: Fábio H. N. Medeiros; Taíza M. R. Moraes. (Org.). Contação de histórias: tradição, poéticas e interfaces. 1ed.São Paulo: Edições SESC, 2015, v. 1, p. 70-81.

HARTMANN, L.. Audiovisual e Antropologia: um casamento possível entre arte e ciência?. In: Marilda Oliveira de Oliveira. (Org.). Arte, Educação e Cultura – 2a. ed. revista e ampliada. 2ed.Santa Maria – RS: Editora da UFSM, 2015, v. 1, p. 39-56.

HARTMANN, L.. Pequenos narradores e suas performances de fascínio e assombro. In: Marcelo de Andrade Pereira. (Org.). Performance e educação : (des)territorializações pedagógicas. 1ed.Santa Maria – RS: Editora da UFSM, 2013, v. 1, p. 197-226.

HARTMANN, L.. Narrativas audiovisuais e educação: registrando, criando e divulgando identidades. In: Taís Ferreira ; Letícia Fonseca Richthofen de Freitas … [et al.]. (Org.). Identidades no contexto escolar. 1ed.Porto Alegre – RS: Observatório Gráfico, 2013, v. 1, p. 35-47.

HARTMANN, L.. Velhas histórias, novas performances: estratégias narrativas de contadores de “causos”. In: Paulo Raposo; Vânia Z. Cardoso; John Dawsey; Teresa Fradique. (Org.). A terra do não-lugar: diálogos entre antropologia e performance. 1ed.Florianópolis – SC: Editora da UFSC, 2013, v. 1, p. 61-78.

HARTMANN, L.. Tomazito, eu e as narrativas: ?Porque estoy hablando de mi vida?. In: Marco Antonio Gonçalves; Roberto Marques; Vânia Z. Cardoso. (Org.). Etnobiografia: Subjetivação e Etnografia. 1ed.Rio de Janeiro: Sete Letras, 2012, v. 1, p. 179-206.

HARTMANN, L.. O que a literatura pampiana conta sobre “contar causos”. In: Ana Lúcia Liberato Tettamanzy; Jocelito Zalla; Luís Fernando Telles D´Ajello. (Org.). Sobre as Poéticas do Dizer. 1ed.São Paulo – SP: Letra e Voz, 2011, v. 1, p. 64-75.

HARTMANN, L.. Memória, mentira e esquecimento entre contadores de ?causos? gaúchos.. In: Felipe Grune Ewald; Frederico Fernandes; Juliana F. Alves; Marcelo R. Jardim, Sonia Aparecida V. Pascolari. (Org.). Cartografias da Voz – poesia oral e sonora, tradição e vanguarda. 1ed.São Paulo: Letra e Voz, 2011, v. 1, p. 169-187.

HARTMANN, L.. Sobre o “contar causos”: performances narrativas em uma região de fronteira. In: Robson Correa de Camargo; Eduardo José Reinato, Heloísa Selma Fernandes Capel. (Org.). Performances CulturaIs. 1ed.São Paulo – Goiânia: Hucitec – Puc GO, 2011, v. 1, p. 336-347.

HARTMANN, L.. Tradições orais e performance na fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai. In: Ruben George Oliven; Maria Eunice Maciel;Ceres Karam Brum. (Org.). Expressões da Cultura Gaúcha. 1ªed.Santa Maria – RS: Editora da UFSM, 2010, v. 1, p. 139-167.

HARTMANN, L.. A circulação de narrativas orais na fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai. In: Edgar Aparecido da Costa; Gustavo Villela Lima da Costa, Marco Aurélio Machado de Oliveira. (Org.). Estudos Fronteiriços. 1ed.Campo Grande – MS: Editora UFMS, 2010, v. 1, p. 263-297.

HARTMANN, L.. Audiovisual e Antropologia – um casamento possível entre arte e ciência?. In: Marilda Oliveira de Oliveira. (Org.). Arte, Educação e Cultura. 1ªed.Santa Maria – RS: Editora UFSM, 2007, v. 1, p. 41-61.

HARTMANN, L.. As Narrativas pessoais e a constituição dos contadores de causos como sujeitos. In: Fernando Fischman; Luciana Hartmann. (Org.). Donos da Palavra: autoria, performance e experiência em narrativas orais na América do Sul. 1ªed.Santa Maria – RS: Editora UFSM, 2007, v. 1, p. 95-129.

HARTMANN, L.. Narrativas orais, uma porta de entrada para a cultura da fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai. In: Ligia Chiappini; Maria Helena Martins. (Org.). Cone Sul: Fluxos, Representações e Percepções. 1ªed.São Paulo – SP: HUCITEC, 2006, v. , p. 167-190.

HARTMANN, L.. Histórias do tempo delas: performances de contadoras de causos da Campanha do Rio Grande do Sul. In: Carmen Sílvia Moraes Rial; Maria Juracy Filgueiras Tonely. (Org.). Genealogias do Silêncio: feminismo e gênero. 1ed.Florianópolis: Mulheres, 2004, v. 1, p. 95-103.