Olhares plurais sobre a arte e cultura material Ticuna: concepções de colecionamento em dois museus universitários
Coordenação da Exposição: Cristina Castellano (Marque/UFSC) e Maria Helena Ortolan (Museu Amazônico/UFAM)
Coordenação do Museu Amazônico: Maria Helena Ortolan
Coordenação do Marque: Teresa Fossari
Rede Museus, Coleções e Patrimônios Plurais
O Museu Amazônico da UFAM e o Museu universitário Oswaldo Rodrigues Cabral possuem atualmente em seu acervo considerável quantidade de objetos referentes à etnia Ticuna. Sabe-se que ainda que digam respeito a uma mesma etnia foram coletadas em diferentes épocas, por pessoas diferentes, observando critérios e objetivos diferenciados e hoje constituem coleções sob a guarda/posse de instituições diferentes nos dois extremos do País. No primeiro museu identificamos quatro coleções Ticuna, a saber:
1) decorrente de “missões científicas em área Ticuna desenvolvidas pelo Museu Amazônico nos ano de 1992 e 1993; 2) coleção Magüta, resultante de oficinas e exposição desenvolvidas por artistas Ticuna em Manaus em 1994, cujos artefatos foram incorporados ao acervo do museu; 3) coleção Jair Jacmont, adquirida pelo Museu Amazônico em 1994, cujo material foi comprado pelo próprio artista plástico, que dá nome à coleção, de comerciantes na área portuária de Manaus; 4) coleção IBAMA, doada em 2002 pelo órgão federal após apreensão de 2.400 artefatos de várias etnias, inclusive Ticuna, destinada ao comércio ilegal internacional (2002). No que se refere ao segundo identificamos a Coleção Ticuna coletada pelo antropólogo catarinense Sílvio Coelho dos Santos .
O presente projeto propõe um estudo antropológico e museológico sobre a constituição dessas coleções no interior de seus Museus, contextualizando-as e comparando-as entre si, com o objetivo de criar uma inteligibilidade mínima sobre elas próprias, que constituem diferentes olhares sobre a própria cultura Ticuna. Trata-se de um momento oportuno tendo em vista que ambas instituições estão preocupadas com a visibilidade de seus acervos cujo conhecimento sobre as condições de colecionamento dos objetos são tão importantes quanto suas características formais.