Pesquisador doutorando do IBP Éverton Luís Pereira realiza apresentação na Universidade do Texas

25/02/2012 13:23

Éverton Luís Pereira é Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina e realiza doutorado sanduíche na Universidade do Texas, em Austin, apoiado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Brasil Plural – IBP. Recentemente o doutorando foi convidado a apresentar sua pesquisa “Maneiras de ser surdo e as formas de linguagem de sinais que visualizamos: ideologias língua local e externa em uma vila rural no Nordeste do Brasil” no Departamento de Linguística da Universidade do Texas.

 “Nesta apresentação vou aprofundar a discussão no campo, descrevendo uma vila brasileira e seus padrões de interação entre os moradores surdos e ouvintes”, relata o pesquisador que descreve em sua dissertação a identidade social da linguagem dos surdos e sinais a partir de diferentes perspectivas.
Durante mais de 20 anos investigadores vêm estudando vilas localizadas em diversos locais do mundo onde a incidência de surdez é muito elevada. Tais estudos são geralmente centrados sobre a estrutura da língua de sinais local, apesar de alguns escritos também discutirem processos de socialização entre as pessoas surdas e ouvintes dentro das aldeias.
Ainda segundo Pereira, existe à disposição em fornecer detalhes de alguns aspectos do trabalho de campo em Várzea Queimada, uma aldeia rural no Nordeste do Brasil, local de sua pesquisa, em que 3,5% da população é surda – ou seja, 32 indivíduos. A missão católica para ensinar Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – começou lá em 2008. Antes disso, os não surdos não estavam em contato com a língua de sinais nacional, pois eles só assinaram usando a linguagem de sinais da aldeia, completa o pesquisador.
Saiba o que a Universidade do Texas publicou em seu site sobre a apresentação de Éverton clicando aqui