Seminários Compreensões Antropológicas Sobre Conhecimentos Indígenas e Vice-versa

01/06/2014 21:10

Nesta semana, o NEPI (Núcleo de Estudos da População Indígena), do Departamento de Antropologia da UFSC, dará sequência as palestras que compõem mais uma edição dos seminários Compreensões Antropológicas Sobre Conhecimentos Indígenas e Vice-versa.  As palestras de Rivelino Barreto e Jean Langdon têm textos que orientaram os debates disponíveis na página do NEPI http://nepi.ufsc.br/.

O seminário reúne três palestras e uma defesa de tese que abordam a possibilidade de comunicação e compreensão mútua entre tradições de conhecimentos indígenas e acadêmicos, a partir da perspectiva de intelectuais indígenas e não-indígenas que vêm pesquisando tradições de conhecimentos em diferentes paisagens culturais.

A série “Compreensões Antropológicas sobre conhecimentos indígenas e vice-versa” vem sendo realizada pelo Núcleo de Estudos de Populações Indígenas desde 2011, na forma de  seminários onde pesquisadores indígenas e não indígenas discutem resultados de pesquisas antropológicas sobre conhecimentos indígenas a partir de suas perspectivas. O primeiro evento “Compreensões antropológicas sobre conhecimentos Guarani e vice-versa” ocorreu em novembro/dezembro de 2011 e o segundo evento “Pesquisas e processos recentes no Noroeste Amazônico: construção da pessoa e circulação de saberes” ocorreu em março de 2012.

A realização desses seminários tem apoio do INCT Brasil Plural, como parte dos objetivos do projeto ‘Compreensões antropológicos sobre conhecimentos nativos: um diálogo em rede’ e do Programa de Extensão (PROEXT) “Promoção da Igualdade Étnico Racial no Ensino Superior”.