A UFSC através do IBP (Instituto Brasil Plural) integra projeto sobre Covid 19 em rede de nacional de pesquisadores.

27/07/2020 16:38

Pesquisadores ligados ao Instituto Brasil Plural participam da rede Covid-19 Humanidades dentro do projeto interinstitucional “A Covid-19 no Brasil: análise e resposta aos impactos sociais da pandemia entre profissionais de saúde e população em isolamento”. Financiado pelo MCTIC com duração prevista de 18 meses, para o estudo dos impactos da pandemia de Covid-19 junto aos profissionais de saúde e população em isolamento.

As condições sociais, econômicas, culturais e históricas desempenham um papel fundamental na forma como as sociedades se preparam e respondem aos processos de adoecimento. No caso da pandemia de Covid-19, essas condições provocaram distintas percepções e práticas em relação às noções de cuidado e de risco, assim como do reconhecimento dado aos serviços públicos de saúde (e aos seus trabalhadores). Buscando compreender o impacto da pandemia entre profissionais de saúde, agentes de saúde indígena e grupos vulneráveis como idosos, motoristas de aplicativo, profissionais do meio artístico entre outros, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações realizou uma encomenda para o estudo intitulado “A Covid-19 no Brasil: análise e resposta aos impactos sociais da pandemia entre profissionais de saúde e população em isolamento”. Este projeto integra a Rede Covid-19 Humanidades, que foi criada com o objetivo de mobilizar cientistas das áreas das Ciências Sociais e Humanas de diferentes institutos e universidades do Brasil. O projeto conta com a coordenação geral do professor Jean Segata da UFRGS e a participação de uma rede pesquisadores da FIOCRUZ de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, da Unicamp, da UFSC e da UNB.

A Universidade Federal de Santa Catarina, através do Instituto Brasil Plural participa do projeto com foco nos impactos da pandemia percebidos e vivenciados pelos trabalhadores de saúde. A pesquisa coordenada pela professora Márcia Grisotti será desenvolvida de forma multicêntrica, na região metropolitana de Florianópolis e na região do Planalto Catarinense, nos municípios de Curitibanos e demais cidades da região da Amurc (Associação dos municípios da região do Contestado). Integram a equipe de pesquisadores Daniel Granada (UFSC/CNS), Eliana Diehl (UFSC), Maria Conceição Oliveira (UFSC/BSU), Marina Marina Reche Felipe (UFSC), Priscila Pavan Detoni (UFFS) e Raquel Scopel (FIOCRUZ MS).

Segundo a coordenadora do projeto junto ao IBP/UFSC professora Márcia Grisotti, a pesquisa em Santa Catarina pretende “compreender as percepções e práticas dos profissionais de saúde em relação tanto ao processo de trabalho (incluindo as estratégias de adequação das normativas e protocolos oficiais à realidade das atividades de assistência à saúde) quanto à experiência subjetiva desses profissionais no cotidiano dos atendimentos de Covid-19 e na gestão pública da pandemia. Através da aplicação de surveys e pesquisa narrativa, o projeto local pretende responder esses objetivos no contexto da região metropolitana de Florianópolis e municípios da região do Planalto Catarinense (dinâmica de interiorização da pandemia). Além disso, em função do histórico do Instituto Brasil Plural na realização de pesquisas sobre saúde indígena, o projeto investigará os mesmos objetivos sob a perspectiva dos agentes de saúde indígenas, através do trabalho da pesquisadora Raquel Scopel da FIOCRUZ/UFMS.

A duração total do projeto é de 18 meses e entra em atividade a partir do mês de julho, foram alocados no total R$2.000.000,00 de reais em custeio e capital pelo MCTIC para a realização do projeto.

 

 

Lançamento do livro: Micro: contribuições da antropologia.

23/07/2020 15:32

“A partir do encontro etnográfico que aconteceu com crianças com microcefalia e suas mães na Grande Recife, Pernambuco, as pesquisadoras conheceram e teceram histórias densas” Giovana Acacia Tempesta – UnB.

Organizado por Soraya Fleischer, pesquisadora do IBP e professora do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasilia  e Flávia Lima, jornalista de comunicação pública na EBC e especialista em Saúde Coletiva pela FIOCRUZ.

O livro esta disponível em:

http://www.dan.unb.br/images/E-Books/2020_FLEISCHER_LIMA_Micro.pdf

O lançamento será pelo zoom,  sexta-feira, 24/07/2020 às 17h.

Nova revista internacional com participação de pesquisador do INCT-IBP

21/07/2020 17:31
Nova revista eletrônica internacional, recém lançada pela Universidade da Califórnia, tem o professor da UFSC e pesquisador do CNPq e do IBP, Márnio Teixeira-Pinto, em seu restrito corpo de editores. A revista, chamada simplesmente KINSHIP, é mais uma iniciativa de um vasto grupo de pesquisa, disperso por algumas das principais universidades e centros de pesquisa em antropologia do mundo. A nova revista tem como tarefa reunir de forma mais sistemática e dar mais visibilidade à importante produção teórica e etnográfica contemporânea associada à recente retomada do interesse acadêmico pelas várias áreas dos estudos de parentesco.
Mais informações sobre revista, sua política editorial e regras de submissão de artigos para a avaliação podem ser acessadas em https://escholarship.org/uc/kinship.

Disponível nova edição Cadernos NAUI

20/07/2020 16:30

Já está disponível a nova edição da Revista Eletrônica do Cadernos NAUI, criada e editada pelo Núcleo de Pesquisa Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural (NAUI), do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).   Este novo número reúne artigos por meio de um dossiê intitulado “UM PRELÚDIO AOS ESTUDOS SOBRE DINÂMICAS SOCIAIS E PATRIMÔNIO CULTURAL”, organizado por Ana Cristina Rodrigues Guimarães e Rafael de Oliveira Rodrigues. Este dossiê é o resultado dos debates e reflexões apresentados no Grupo de Trabalho Dinâmicas Sociais e Patrimônio Cultural: (Re)configurações, Paisagens e Identidades, no evento Territórios, Cidades e Migrações: diálogos interdisciplinares- Udesc, 2019. O evento reuniu pesquisadores da rede Territorialidades, Deslocamentos, Paisagens Urbanas e Populações Tradicionais, vinculados ao Instituto Brasil Plural (IBP/INCT/CNPq), e proporcionou a troca de conhecimentos sobre a temática das cidades e do patrimônio cultural.

A revista está disponível no site https://naui.ufsc.br/2020/07/13/disponivel-nova-edicao-cadernos-naui/, para visualização e download do conteúdo.

 

Pandemia e desigualdade: políticas, práticas e saberes.

20/07/2020 16:08

A Coordenadora Executiva do Instituto Brasil Plural e professora Sônia W. Maluf (UFSC/UFPB) oferecerá a aula “Pandemia e desigualdade: políticas, práticas e saberes”  do Seminário Ciências Sociais em Debate: crise e crítica social em tempos do Covid-19 do Departamento de Ciências Sociais da UFPB. A aula acontecerá o dia 21 de julho às 18h30 no canal:

https://www.youtube.com/watch?v=d_qVtfdSuXc&feature=emb_err_woyt

O IMPACTO DA PANDEMIA DO COVID-19 ENTRE/NOS GRUPOS SUBALTERNIZADOS

13/07/2020 16:22

O 16 de julho às 19h os pesquisadores do IBP Joziléia Kaingang,  liderança indígena, antropóloga, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC e coordenadora pedagógica da Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da UFSC e Diogenes Cariaga, professor da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul/Universidade Federal da Grande Dourados, Doutor em Antropologia pelo PPGAS/UFSC,  participaram do evento “Lutas Indígenas e Ensino Superior em Tempos de Pandemia: Políticas da (R)existência” do I Ciclo de conversas On-line do CEPEGRE/UEMS “O IMPACTO DA PANDEMIA DO COVID-19 ENTRE/NOS GRUPOS SUBALTERNIZADOS”.

https://www.even3.com.br/ciclo2020/?fbclid=IwAR0wVvhOEHIg_wMhTCC-cwCz53igZROpvEGt_rks_f1Pwmm7vf0pMnmrtB8

 

  • Página 1 de 2
  • 1
  • 2