O Simpósio Estadual de Ambiente e Saúde SEAS 2021, coordenado pelo Prof. Dr. Daniel Granada da UFSC Cutitibanos e pesquisador do INCT Brasil Plural, tem como objetivo abordar os desafios e perspectivas em ambiente e saúde, buscando fomentar a produção de conhecimento e gerar impacto positivo na região através da divulgação de pesquisas interdisciplinares que coloquem em evidência as relações complexas entre as áreas, além de pensar na multifatorialidade e ambiguidade que permeia os processos de desenvolvimento e suas consequências sócio-ambientais para as populações envolvidas.
Este evento contará com importantes agentes para a construção de um mundo melhor, pautado em questões que possam integrar uma melhor convivência entre humanos e ambiente.
E como você pode colaborar e ser um agente transformador? Além da sua participação nestas discussões, poderá também submeter trabalhos relacionados a temática até o proximo dia 30/05!!
As pesquisadoras do INCT Brasil Plural e professoras Clarinda Sateré Mawé e Dra. Deise Lucy (PPGAS/UFAM), junto com a Profa. Ma Jeiviane Justiniano da Silva e Carla Fernandes Wihsu, do Bahserikowi, participaram do segundo encontro ARTE E BAHSESE: UM DIALOGO SENSÍVEL EM TEMPOS DE CURA, o dia 25/03/21 como o tema: MODOS DIFERENTES DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS: CRUZAMENTOS INTERCULTURAIS” – Conhecimentos que se cruzam, que se relacionam na medida que os diálogos se horizontalizam diante à interculturalidade”.
Este projeto foi contemplado na categoria Cultura Indígena, pelo Programa Cultura Criativa – 2020 / Lei Aldir Blanc – Prêmio Feliciano Lana” do Governo do Estado do Amazonas, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.
Mais informações: @centrodemedicinaindigena, @tabihuni4
O 29 de abril às 16 horas acontecerá o lançamento desta coleção de pesquisas da Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da UFSC e que contou com o apoio do INCT Brasil Plural.
A professora e pesquisadora do INCT Brasil Plural Luciana Hartmann (UNB) e Ariana Furtado, professora do primeiro ciclo na Escola do Castelo, em Lisboa participaram neste novo episódio #13 de Mundaréu. https://mundareu.labjor.unicamp.br/13-o-jogo-do-vai-e-vem/
“Só ouve história quem conta história. Este é um princípio ético, metodológico e também teórico para a Antropologia que a Luciana Hartmann produz com crianças, suas professoras, nas escolas. História para se apresentar e também para conhecer a outra pessoa. Histórias para dar aulas, fazer pesquisa, escrever e apresentar resultados.
Foi o tema da infância e da migração que aproximaram a Luciana, professora de Teatro na Universidade de Brasília, da Ariana Furtado, professora do primeiro ciclo na Escola do Castelo, em Lisboa. Este é um centro de ensino público e multicultural situado no bairro do Castelo, ponto turístico conhecido no alto da cidade. Neste episódio, as crianças cantarão músicas para elas, uma contará histórias para a outra, juntas vão narrar sobre seus encontros para nós. E nós do Mundaréu vamos levando esta contação adiante, sempre num jogo do vai e vem”.
O Observatório Covid-19 da Fiocruz, com a colaboração da Rede Covid-19 Humanidades MCTI da UFRGS, lançam na próxima quarta-feira (28/4) o e-book “Os Impactos Sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia” (Editora Fiocruz), que estará disponível para download gratuito na plataforma SciELO Livros.
Na coletânea, os/as pesquisadores/as do INCT Brasil Plural Raquel Dias-Scopel, Daniel Scopel e Eliana Diehl têm um capítulo. Eles participam, juntamente com outros pesquisadores do Brasil Plural, do projeto “A Covid-19 no Brasil: análise e resposta aos impactos sociais da pandemia entre profissionais de saúde e população em isolamento” coordenado pelo professor Jean Segata (UFRGS) no âmbito da Rede Covid-19 Humanidades MCTI.
João Paulo Barreto (tukano), primeiro indígena a defender uma tese de doutorado em Antropologia Social na Universidade Federal do Amazonas, e seu diretor de tese, o professor e pesquisador do INCT Brasil Plural Gilton Mendes, falam neste vídeo sobre a contribuição dos conhecimentos e epistemologias indígenas no âmbito acadêmico universitário.
A pós doutoranda Juana Valentina Nieto do INCT Brasil Plural e o PPGAS/UFSC oferecerá o dia 9 de abril de 2021 às 9h a aula virtual sobre seu trajeto como pesquisadora com as mulheres indígenas murui, para os estudantes do Programa de Antropologia da Universidade El Externado de Colômbia.
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Departamento de Antropologia / sl. 101
Florianópolis - SC / CEP 88040-970
Caixa Postal 5006
Fone/fax +55 (48) 3721-8805
Horário: segunda a sexta-feira,
das 13:30 às 18:00
E-mail:
Universidade Federal do Amazonas
Rua Ferreira Pena, 386 - Manaus - AM
CEP 69010-140
E-mail: