Simpósio Estadual em Ambiente e Sáude – SEAS 2021

29/04/2021 21:28

O Simpósio Estadual de Ambiente e Saúde SEAS 2021, coordenado pelo Prof. Dr. Daniel Granada da UFSC Cutitibanos e pesquisador do INCT Brasil Plural, tem como objetivo abordar os desafios e perspectivas em ambiente e saúde, buscando fomentar a produção de conhecimento e gerar impacto positivo na região através da divulgação de pesquisas interdisciplinares que coloquem em evidência as relações complexas entre as áreas, além de pensar na multifatorialidade e ambiguidade que permeia os processos de desenvolvimento e suas consequências sócio-ambientais para as populações envolvidas.
Este evento contará com importantes agentes para a construção de um mundo melhor, pautado em questões que possam integrar uma melhor convivência entre humanos e ambiente.

E como você pode colaborar e ser um agente transformador? Além da sua participação nestas discussões, poderá também submeter trabalhos relacionados a temática até o proximo dia 30/05!!

Onde se inscrever? https://www.even3.com.br/seas2021/

Datas do evento: 29/06, 30/06 e 01/07

Mais informações: Instagram: @_seas2021 e Facebook: @seas2021.

MODOS DIFERENTES DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS: CRUZAMENTOS INTERCULTURAIS

26/04/2021 16:35

As pesquisadoras do INCT Brasil Plural e professoras  Clarinda Sateré Mawé e  Dra. Deise Lucy (PPGAS/UFAM), junto com a Profa. Ma Jeiviane Justiniano da Silva e Carla Fernandes Wihsu, do Bahserikowi, participaram do segundo encontro ARTE E BAHSESE: UM DIALOGO SENSÍVEL EM TEMPOS DE CURA, o dia 25/03/21 como o tema: MODOS DIFERENTES DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS: CRUZAMENTOS INTERCULTURAIS” – Conhecimentos que se cruzam, que se relacionam na medida que os diálogos se horizontalizam diante à interculturalidade”.

Este projeto  foi contemplado na categoria Cultura Indígena, pelo Programa Cultura Criativa – 2020 / Lei Aldir Blanc – Prêmio Feliciano Lana” do Governo do Estado do Amazonas, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

Mais informações: @centrodemedicinaindigena, @tabihuni4

“O jogo do vai e vem” é o novo episódio de Mundaréu com a participação de Ariana Furtado e Luciana Hartmann

26/04/2021 15:03

A professora e pesquisadora do INCT Brasil Plural Luciana Hartmann (UNB)  e Ariana Furtado,  professora do primeiro ciclo na Escola do Castelo, em Lisboa participaram neste novo episódio #13 de Mundaréu.    https://mundareu.labjor.unicamp.br/13-o-jogo-do-vai-e-vem/

“Só ouve história quem conta história. Este é um princípio ético, metodológico e também teórico para a Antropologia que a Luciana Hartmann produz com crianças, suas professoras, nas escolas. História para se apresentar e também para conhecer a outra pessoa. Histórias para dar aulas, fazer pesquisa, escrever e apresentar resultados.

Foi o tema da infância e da migração que aproximaram a Luciana, professora de Teatro na Universidade de Brasília, da Ariana Furtado, professora do primeiro ciclo na Escola do Castelo, em Lisboa. Este é um centro de ensino público e multicultural situado no bairro do Castelo, ponto turístico conhecido no alto da cidade. Neste episódio, as crianças cantarão músicas para elas, uma contará histórias para a outra, juntas vão narrar sobre seus encontros para nós. E nós do Mundaréu vamos levando esta contação adiante, sempre num jogo do vai e vem”.

 

Livro Os Impactos Sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia.

26/04/2021 14:16

O Observatório Covid-19 da Fiocruz, com a colaboração da Rede Covid-19 Humanidades MCTI da UFRGS, lançam na próxima quarta-feira (28/4) o e-book “Os Impactos Sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia” (Editora Fiocruz), que estará disponível para download gratuito na plataforma SciELO Livros.

Na coletânea, os/as pesquisadores/as do INCT Brasil Plural Raquel Dias-Scopel, Daniel Scopel e Eliana Diehl têm um capítulo. Eles participam, juntamente com outros pesquisadores do Brasil Plural, do projeto “A Covid-19 no Brasil: análise e resposta aos impactos sociais da pandemia entre profissionais de saúde e população em isolamento” coordenado pelo professor Jean Segata (UFRGS) no âmbito da Rede Covid-19 Humanidades MCTI.

Conhecimentos indígenas na UFAM

23/04/2021 14:35

João Paulo Barreto (tukano), primeiro indígena a defender uma tese de doutorado em Antropologia Social na Universidade Federal do Amazonas, e seu diretor de tese, o professor e pesquisador do INCT Brasil Plural Gilton Mendes, falam neste vídeo sobre a contribuição dos conhecimentos e epistemologias indígenas no âmbito acadêmico universitário.