Na I Semana de Interlúdio do PPGAS/UFSC, que realizará no dia 1º de junho de 2021 às 18:30 a pesquisadora do INCT Brasil Plural e professora Soraya Fleischer (DAN UNB/Pós-doc PPGAS/UFSC) oferecerá a Conversa “Dando o sangue: Ciência em tempos de Zika”.
A transmissão será feita pelo canal do PPGAS no Youtube: https://youtu.be/Dac02u51XlI
O folder com o link e as informações do evento também estão no site do PPGAS: https://ppgas.posgrad.ufsc.br/2021/05/24/ciencia-em-tempos-de-zika-soraya-fleischer/
A coordenadora geral e Dra. Profa. Esther Jean Langdon publicou o artigo Language documentation and revitalization among the Siona of the Putumayo, Colombia: the potential of digitization for the social life of ethnographic material , no dossier Digital repatriation, indigenous reappropriations do volume 106-2 do Journal de la Société des américanistes.
O jornal tem accecso online totalmente livre no site: http://jsa.revues.org/
A Revista Horizontes Antropológicos publicou o dossiê Covid-19. Antropologias de uma pandemia, ano 27, n. 59, jan./abr. 2021, o qual conta com um artigo publicado por pesquisadores vinculados ao IBP, -Daniel Granada (IBP – UFSC); Márcia Grisotti (IBP – UFSC) Priscila Detoni (UFFS – Passo Fundo); Rosmari Cazarotto (Univates – RS); Maria Conceição de Oliveira (IBP – UFSC). O artigo se intitula “Saúde e migrações: a pandemia de Covid-19 e os trabalhadores imigrantes nos frigoríficos do Sul do Brasil”.
Disponível no site da Scielo https://www.scielo.br/pdf/ha/v27n59/1806-9983-ha-27-59-207.pdf)
O Prof. Dr. Marcos Aurelio da Silva (Instituto de Saúde Coletiva UFMT), pesquisador do Instituto Brasil Plural participa do seminário da discuplina “Saúde e Território” do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da FIOCRUZ o dia 10 de maio de 2021 às 14h.

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA) vem se solidarizar com os colegas antropólogos, estudantes de antropologia, sociologia e outras ciências humanas colombianos criminalizados e ameaçados pelas ações das forças de seguranças e, se unir a centenas de organizações de direitos humanos, sociais, estudantis, meios de comunicação alternativos, associações, sindicatos de trabalhadores, movimentos de mulheres, camponeses, afrodescendentes e povos indígenas para denunciar as violações de direitos humanos cometidas pelas forças de segurança contra a população colombiana, uma constante desde o último dia 28 de abril, início de uma Greve Nacional. As notícias que chegam pelas redes sociais indicam que a situação dos direitos humanos na Colômbia é crítica, não há garantia de vida, integridade ou respeito ao livre exercício do direito de protesto e mobilização social. Em qualquer democracia é inaceitável o uso excessivo da força por parte do Estado. Há notícias preocupantes de um número considerável de vítimas de violência, inclusive de mortes.
A ABA vem a público para veementemente solicitar que os abusos por parte das forças de segurança sejam interrompidos de imediato e que a vida dos cidadãos e os direitos humanos sejam respeitados, assim como o direito de protesto e manifestação. Na atual conjuntura da pandemia, é particularmente urgente o aumento da cobertura na vacinação contra a COVID, particularmente entre os povos étnicos no país. Finalmente, há que deixar claro que a democracia é um valor supremo na América Latina e todos os seus governantes devem respeitá-la incondicionalmente.
Brasília, 03 de maio de 2021.
Associação Brasileira de Antropologia – ABA e seu Comitê de Assuntos Internacionais

O NEPI (Núcleo de Estudos de Populações Indígenas) coordenado pelas professoras do PPGAS/UFSC Antonella M. I. Tassinari e Edviges Marta Ioris, ambas vinculadas ao INCT Brasil Plural, organizam este seminário que tem como objetivo iniciar uma série de encontros virtuais entre pesquisadores das universidades, intelectuais e representantes indígenas, e representantes dos órgãos públicos que tem relação com os povos indígenas e os seus direitos, para discutir sobre temas e problemas que envolvem a dinâmica dos povos indígenas nas cidades e à sua sustentabilidade.
A seguir a programação do primeiro destes seminários:

Palestra de Rosa María Carneiro professora de Saúde Coletiva na UNB, Pós doutoranda PPGA/UFPB sob a supervisão da Profa. Sônia Maluf (PPGAS/UFSC) e participa do Núcleo Transes/PPGAS/UFSC e da Rede Saúde do INCT-IBP. 

Estão abertas as inscrições de resumos para os GTs da IV Reunião de Antropologia da Saúde que vai acontecer de 22 a 24 de setembro, organizada prela Universidade Federal de Pernambuco.
Vários pesquisadores/as vinculados/as ao Instituto Brasil Plural participam de Mesas Redondas e coordenam GTs:
- Pandemia silenciosa: saúde mental, sofrimento social e o novo coronavírus. Sônia Weidner Maluf (UFSC/UFPB), Érica Quinaglia Silva (UnB).
- Saúde, corporalidades e saberes urbanos: por uma antropologia da saúde e das produções de vida e subjetividade na(s) cidade(s). Esmael Alves de Oliveira (PPGAnt/PPGPsi/UFGD), Marcos Aurélio da Silva (ISC/UFMT/NAPlus/PPGAS/UFSC).
- Pessoas com Deficiência nas epidemias e pandemias: reflexões antropológicas. Éverton Luís Pereira (UnB), Anahí Guedes de Mello (UFSC).
- Antropologia do diagnóstico: políticas ontológicas, experiências e aproximações. Fernando José Ciello (UFRR); Everson Fernandes Pereira (UFRGS), Waleska de Araújo Aureliano (UERJ).
MESAS REDONDAS:
- Reflexividade nas Pesquisas Etnográficas em Saúde: particularidades e desafios contemporâneos
Coordenadora: Jaqueline Ferreira (IESC/UFRJ).
Palestrantes: Cláudia Fonseca (UFRGS), Soraya Fleischer (UNB), Sonia Maluf (UFSC/UFPB).
Debatedora: Elaine Reis Brandão (IESC/UFRJ)
- Políticas de Saúde para Povos Ciganos e a Pandemia do Covid-19
Coordenadores: Aluízio de Azevedo (Fiocruz/MS), Edilma do Nascimento (PPGAS/UFRN)
Palestrantes: Gabriela Marques (InCom-UAB/ Estácio Brasília), Jucelho Dantas (UEFS), Marcilânia Alcântara (SME/SOUSA-PB e UNOPAR)
- Antropologia da Ciência: diálogos, tensões e perspectivas do Zika à Covid-19
Coordenadora: Luciana Lira (Fages/UFPE)
Palestrantes: Silvana Sobreira de Matos (FAGES/UFPE), Luciana Campelo de Lira: (FAGES/UFPE/Faculdade Damas de Instrução Cristã-FADIC)
Debatedora: Soraya Fleischer: (UnB/CASCA)
Inscrições entre 03/05 e 10/06. Outros detalhes no site da IV RAS: https://sites.ufpe.br/ivras/#IVRAS e pelo drive: https://drive.google.com/…/1Y4U3NCrAykyqWDd…/view
Estão abertas as inscrições de resumos para os GTs da IV Reunião de Antropologia da Saúde que vai acontecer de 22 a 24 de setembro, organizada prela Universidade Federal de Pernambuco.
Convidamos a todos para enviarem trabalhos ao GT 21 coordenado
ligados ao INCT Brasil plural Prof. Dr. Fernando José Ciello (UFRR), Profa. Dra. Waleska de Araujo Aureliano (UERJ) e Dr. Everson Fernandes Pereira (UFRGS).
Inscrições entre 03/05 e 10/06. Outros detalhes no site da IV RAS: https://sites.ufpe.br/ivras/#IVRAS e pelo drive: https://drive.google.com/…/1Y4U3NCrAykyqWDd…/view
