Povos Indígenas e o Ensino Superior

09/08/2023 14:32

A pesquisadora do INCT Brasil Plural Antonella Tassinari (Professora do Depto. de Antropologia da UFSC, membro da Comissão de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas e do Colegiado do Curso de Licenciatura Indígena Intercultural do Sul da Mata Atlantica da UFSC) participou no Seminario “Povos Indígenas e o Ensino Superior: Diálogo com Lideranças Indígenas & Desenhos Institucionais”.

Transmissão ao vivo no youtube

 presença indígena no ensino superior cresceu significativamente na última década. Universidades têm desenvolvido programas de incentivo ao ingresso e apoio à permanência que vão de cotas, vestibulares específicos, cursos específicos ou ainda programas adaptados no interior de cursos regulares. Algumas, como a Unicamp, a UNB e a UFSCar, realizam vestibulares em locais distantes de seus campi, buscando se aproximar dos candidatos e candidatas indígenas. Mas o que pensam as lideranças dessas regiões sobre juventude e ensino superior? Que modelos de universidade ou formação superior são discutidos nos territórios? E o que podemos aprender da experiência de universidades que têm ofertado cursos ou programas de ingresso específicos destinados a povos indígenas?
Nesse seminário, receberemos na Unicamp lideranças indígenas e professores ou gestores de universidades com programas destinados a estudantes indígenas para pensar sobre caminhos e experiências da presença indígena no ensino superior.

Confira a programação: http://www.direitoshumanos.unicamp.br/agenda/povos-indigenas-e-o-ensino-superior-2/)