Falecimento de Marc Bessin
É com pesar que as pesquisadoras do TRANSES, do LEVIS e do INCT Brasil Plural (IBP)comunicam o falecimento, na madrugada do 04 para o 05 de setembro de 2023, do sociólogo Marc Bessin, professor da École des Hautes Etudes em Sciences Sociales, França, e ex-diretor do IRIS/EHESS (2011 a 2015). Marc Bessin recebeu a profa. Sônia Maluf como pesquisadora convidada no IRIS entre 2011 e 2012, em seu pós-doutorado, e essa parceria continuou nos anos seguintes, juntamente com o prof. Theophilos Rifiotis.
Também acolheu diversas estudantes de doutorado do PPGAS/UFSC em estágio sanduíche, seja como supervisor direto ou como diretor do IRIS, entre elas Fernanda Cruz Rifiotis (que posteriormente retornou em pós-doutorado com ele), Mirella Alves de Brito (sob a supervisão de Eric Fassin) e Tatiane Barros.
Esteve na UFSC em 2014 como conferencista do “I Colóquio Sujeito, Estado e Políticas Públicas” (TRANSES, LEVIS e IBP) e participando da banca de defesa de doutorado de Fernanda Cruz Rifiotis e de reuniões de pesquisa. Também participou como conferencista do seminário “Política, saúde, gênero e subjetividades: pluralidades na atuação de Sônia Maluf”, em novembro de 2018, organizado pelo IBP.
Marc Bessin trabalhava com o tema do cuidado, temporalidades, presença social, e mais recentemente no tema de biografia, percursos e trajetórias. Além de um pesquisador e professor reconhecido e muito competente, com uma obra de referência na área, era uma pessoa generosa, gentil, bem-humorada e muito engajado nas contribuições e efeitos sociais da pesquisa em ciências sociais.
http://iris.ehess.fr/



