CNPq promove Conferência sobre o Programa INCT



Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico realiza nesta segunda-feira, 26, a Conferência Livre “Programa INCT”, no âmbito da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – CNCTI. O evento acontecerá no auditório do CNPq, em Brasília, e terá transmissão ao vivo pelo canal do CNPq no Youtube.
O objetivo das conferências livres é cooperar com as discussões que resultarão na 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. A conferência do INCT tem como finalidade discutir o papel estratégico dos Institutos no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia do Brasil, envolvendo diferente atores do Programa, com grandes nomes da ciência brasileira (veja programação abaixo), e contribuir com a temática Eixo I da CNCTI: “recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”.
De acordo com a Diretora de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação do CNPq, a professora Dalila Oliveira, “a realização da V CNCTI será um março importante na política de ciência e tecnologia do país, após um período de negacionismo, no qual presenciamos imenso descaso com problemas de saúde pública e ambientais, entre muitos outros, o governo atual coloca como prioridade em sua agenda envolver a sociedade em temas de alta relevância para o futuro do Brasil. Nesse sentido, a V CNCTI elegeu como tema central: “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.
O Programa Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCT) se caracteriza por grandes projetos de pesquisa de longo prazo em redes nacionais e/ou internacionais de cooperação científica, envolvendo pesquisadores e bolsistas das mais diversas áreas para o desenvolvimento de projetos de alto impacto científico e de formação de recursos humanos.
Na atualidade, são 204 INCTs em vigência em todo o país, abrangendo todas as áreas de conhecimento – Ciências Humanas, Biológicas, Exatas e Agrárias – e milhares de pesquisadores e bolsistas em temáticas complexas. Os INCTs são estruturados em subprojetos, muitos dos quais descentralizados nos diferentes laboratórios e centros que integram as respectivas redes de pesquisa.
Cada INCT possui, como coordenação, uma instituição sede com excelência em produção científica e/ou tecnológica, que oferece alta qualificação na formação de recursos humanos e apresenta a capacidade de alavancar recursos de outras fontes. Eles são constituídos por um conjunto de laboratórios na mesma instituição ou grupos associados de outras instituições, articulados na formade redes científico-tecnológicas, com uma área ou tema de atuação bem definidos, que estejam na fronteira da ciência e/ou da tecnologia ou em áreas estratégicas conhecimento.
Veja a programação na página: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/assuntos/noticias/cnpq-em-acao/cnpq-promove-conferencia-sobre-o-programa-inct



