I Colóquio de Antropologia da UFMT: Os Diálogos da Antropologia com as Políticas Públicas

15/09/2014 18:37

banner_rgbA primeira edição do Colóquio de Antropologia da UFMT, com a participação de pesquisadores/as ligados/as aoIBP, se realizará entre os dias 14 e 17 de outubro de 2014, promovido pelo Departamento de Antropologia e pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Mato Grosso em seu primeiro ano de funcionamento. O evento pretende reunir pesquisadores da área de Antropologia Social e áreas afins (Sociologia, Filosofia, História, Geografia, Direito e Ciências Sociais da Saúde) interessados em discutir as temáticas de gênero, sexualidade, sociabilidades e territorialidades numa perspectiva antropológica.

Nesta primeira edição, pretende-se criar um contexto de debates sobre o conhecimento antropológico e seus diálogos com as políticas públicas com o objetivo de se analisar a construção do conhecimento teórico-metodológico da área, suas implicações e reflexos no diálogo com os diversos grupos da Sociedade Civil. Além disso, pretende-se iniciar o processo de fortalecimento e consolidação da discussão e da pesquisa antropológica no âmbito da Universidade Federal do Mato Grosso, com a participação de pesquisadores e convidados de diferentes universidades do Brasil, da Associação Brasileira de Antropologia, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Governo do Estado de Mato Grosso e do Ministério Público Federal.

A partir das discussões que serão desenvolvidas neste Colóquio pretendemos consolidar as linhas de pesquisa do Mestrado em Antropologia Social da UFMT, quais sejam: 1. Etnicidades, Territorialidades e Cosmologias – Estudos etnográficos e comparados de povos indígenas, socialidades, cosmologias, rituais, arte e sistemas simbólicos; políticas públicas, educação e direitos; políticas indígenas, história indígena e do indigenismo; estudos de fronteiras, conflitos interétnicos, territórios, processos e direitos sobre territórios; movimentos sociais, diásporas e identidades. 2. Sociabilidades, Identidades e Subjetividades –Reflexões teóricas e investigações empíricas que têm como foco as dinâmicas socioculturais, com especial ênfase em processos contemporâneos de construção de vínculos sociais, identidades e subjetividades. A linha abrange as seguintes temáticas de pesquisa: relações de gênero e sexualidade; família e parentesco; corporalidade e marcadores sociais da diferença; cultura popular e sociabilidades festivas; performances e produção de sentidos na cidade.

Além disso, visa estimular os acadêmicos dos cursos de graduação da UFMT, particularmente do curso de Ciências Sociais, para a inserção destes em projetos de pesquisa e pós-graduação, promovendo o conhecimento do fazer antropológico no contexto contemporâneo.