Antonella Maria Imperatriz Tassinari, Departamento de Antropologia, UFSC

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1998). Realizou estágio pós-doutoral no EREA (Centre Enseignement et Recherche en Ethnologie Amérindienne), Université de Paris X Nanterre (2005) e no Departamento de Antropologia da Universidade de Montréal, Canadá (2014/2015). É Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, vinculada ao Departamento de Antropologia, onde desenvolve projetos de pesquisa e extensão vinculados ao NEPI (Núcleo de Estudos de Povos Indígenas). Tem atuação na Comissão de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas e no Colegiado do Curso de Licenciatura Indígena Intercultural do Sul da Mata Atlântica da UFSC, assumindo o cargo de Coordenadora do Curso em 2016. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: povos indígenas, infância e educação indígenas, identidade étnica, diversidade cultural e educação escolar.

CV LATTES 

Redes e Projetos de Pesquisa__________________________________
SABERES E EDUCAÇÃO
• Projeto: Produção da pessoa, circulação de conhecimento e afinidade entre populações indígenas

                 Transmissão de saberes e suas redes extra-locais de circulação

Publicações_________________________________________________

AMÂNCIO, HÉLDER PIRES ; TASSINARI, ANTONELLA MARIA IMPERATRIZ . Da graduação à pós-graduação: a emergência do Mestrado em Antropologia Social na UEM/Moçambique. DEBATES EM EDUCAÇÃO, v. 11, p. 463, 2019.
TASSINARI, A. M. I.; JESUS, S. C. ; MELO, Clarissa . Infância indígena no Sul do Brasil: considerações a partir de uma disciplina de Licenciatura Indígena. : REVISTA DE ANTROPOLOGIA SOCIAL DOS ALUNOS DO PPGAS-UFSCAR, v. 11, p. 401-423, 2019.
TASSINARI, A. M. I.. La liberté comme principe. L?éducation des enfants chez les Galibi-Marworno du Brésil et la scolarisation. Cahiers de la Recherche sur l?Éducation et les Savoirs, v. 15, p. 101-122, 2016.
TASSINARI, A. M. I.. ‘A Casa de Farinha é a Nossa Escola’: aprendizagem e cognição Galibi-Marworno. Política & Trabalho (Online), v. 43, p. 65-96, 2016.
TASSINARI, A. M. I.. Resultados e desafios da inclusão de estudantes indígenas pela política de ações afirmativas da UFSC. CADERNOS DO GEA, v. 2, p. 43-51, 2016.
TASSINARI, A. M. I.. Produzindo corpos ativos: a aprendizagem de crianças indígenas e agricultoras através da participação nas atividades produtivas familiares. Horizontes Antropológicos (online), v. 21, p. 141-172, 2015.
TASSINARI, A. M. I.. Des saints, des animaux et des étrangers Fêtes et rituels chez les karipuna du Curipi (Amapá, Brésil). Etudes Rurales, v. 196, p. 73-88, 2015.
TASSINARI, A. M. I.; CODONHO, C. G. . Al ritmo de la comunidad: enseñanza y aprendizaje entre niños indígenas galibi-marworno. Anthropologica, v. 33, p. 173-203, 2015.
TASSINARI, ANTONELLA MARIA IMPERATRIZ; IORIS, EDWIGES MARTA ; ALMEIDA, JOSÉ NILTON DE ; JESUS, SUZANA CAVALHEIRO DE . A presença de estudantes indígenas na Universidade Federal de Santa Catarina: um panorama a partir do Programa de Ações Afirmativas – PAA/UFSC.. Século XXI – Revista de Ciências Sociais, v. 3, p. 212-236, 2013.
TASSINARI, A. M. I.. O que as crianças têm a ensinar a seus professores? Contribuições a partir da Antropologia. Antropologia em Primeira Mão, v. 130, p. 1-20, 2011.
TASSINARI, A. M. I.; GOBBI, I. . Políticas Públicas e Educação para Indígenas e sobre Indígenas. Educação (UFSM), v. 34, p. 95-112, 2009.
TASSINARI, A. M. I.. A Educação Escolar Indígena no Contexto da Antropologia Brasileira. Ilha. Revista de Antropologia (Florianópolis), v. 10, p. 217-244, 2009.
TASSINARI, A. M. I.; COHN, Clarice . Opening to the Other : Schooling among the Karipuna and Mebengokré-Xikrin of Brazil. Anthropology & Education Quarterly, v. 40, p. 150-169, 2009.
TASSINARI, A. M. I.. Concepções Indígenas de Infância no Brasil. Tellus (Campo Grande), v. 13, p. 11-25, 2007.
TASSINARI, A. M. I.. Dalla civilizzazione alla tradizione: i progetti educativi tra gli indios dell’Uaçá. Antropologia, v. 4, p. 19-47, 2006.
TASSINARI, A. M. I.. Missões Jesuíticas na Região do Rio Oiapoque. Antropologia em Primeira Mão, Ilha de Santa Catarina, v. 43, p. 1-12, 2000.

TASSINARI, A. M. I.. Os Povos Indígenas do Oiapoque: produção de diferenças em contexto inter-étnico e de políticas públicas. Antropologia em Primeira Mão, Florianópolis, v. 39, p. 1-37, 1999.

TASSINARI, A. M. I.. A Educação Escolar nas aldeias Karipuna do Uaçá. Boletim da ABA, Florianópolis, n.16, p. 14-14, 1993.

Livros publicados/organizados ou edições

TASSINARI, A. M. I.; MONTARDO, D. L. (Org.) ; VIEIRA, J. G. (Org.) . Antropologia e educação: refletindo sobre processos educativos em contextos escolares, não escolares e de políticas públicas. 1. ed. FLORIANÓPOLIS, MANAUS, NATAL: Copiart, EDUA, EDUFRN, 2019. v. 1. 272p .

TASSINARI, ANTONELLA MARIA IMPERATRIZ; ALMEIDA, JOSÉ NILTON DE (Org.) ; REBOLLEDO, Nicanor (Org.) . Diversidade, Educação e Infância. Reflexões Antropológicas. 1. ed. Florianópolis: EDUFSC, 2014. v. 1. 282p .
TASSINARI, A. M. I.; GRANDO, B. (Org.) ; ALBUQUERQUE, M.A.S (Org.) . Educação Indígena: reflexões sobre noções nativas de infância, aprendizagem e escolarização. 1. ed. Florianópolis: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 2012. v. 1. 300p .
ANTUNES, A. K. T. (Org.) ; TASSINARI, A. M. I. (Org.) ; MIRIM, J. B. G. K. (Org.) ; VICENZI, M. (Org.) ; VASCONCELOS, V.C.C. (Org.) . Kyringue Arandua Rupiguare: As Ideias das Crianças. 1. ed. Florianópolis: NUPPE/UFSC, 2011. v. 1. 55p .
GROSSI, M. P. (Org.) ; TASSINARI, A. M. I. (Org.) ; RIAL, C. S. (Org.) . Ensino de Antropologia no Brasil: Formação, práticas disciplinares e além-fronteiras. 1. ed. Blumenau: Nova Letra, 2006. v. 1. 454p .
TASSINARI, A. M. I.. No Bom da Festa. O processo de construção cultural das famílias Karipuna do Amapá. 1. ed. São Paulo: Edusp, 2003. v. 1. 416p .

Capítulos de livros publicados

TASSINARI, A. M. I.; MONTARDO, D. L. ; VIEIRA, J. G. . Interculturalidade, escola e corporalidade: interfaces entre Antropologia e Educação. In: Antonella Tassinari, Deise Lucy Montardo, José Glebson Vieira. (Org.). Antropologia e Educação: refletindo sobre processos educativos em contextos escolares, não escolares e de políticas públicas. 1ed.Florianópolis, Manaus, Natal: Copiart, EDUA, EDUFRN, 2019, v. 1, p. 9-16.

TASSINARI, A. M. I.. Enfant et milieu : l?apprentissage d?enfants autochtones et d?agriculteurs par l?expérience. In: Laurent Jérôme; Nicolas Boissière; Manoel Ribeiro de Moraes Jùnior; Flávia Cristina Araújo Lucas. (Org.). NATURES ET SOCIÉTÉS Identités, cosmologies et environnements en Amazonie brésilienne. 1ed.Louvain-la-Neuve: L’Harmattan, 2018, v. 1, p. 183-200.
TASSINARI, A. M. I.; MONTARDO, D. L. ; MELO, Clarissa ; SOUZA, E.L. ; OLIVEIRA, M. S. ; JESUS, S. C. ; CARIAGA, D.E. ; VASCONCELOS, V.C.C. ; REFATTI, D. . Educação, infância e diversidade: desafios à Antropologia e às Políticas Públicas. In: Deise Lucy O. Montardo; Márcia Regina C.F.Rufino. (Org.). Saberes e Ciência Plural. Diálogos e interculturalidade em Antropologia. 1ed.Florianópolis: Editora UFSC, 2017, v. 1, p. 99-121.
TASSINARI, A. M. I.. Os Karipuna do Amapá. In: Lux Boelitz Vidal, José Carlos Levinho, Luís Donisete Benzi Grupioni. (Org.). A presença do invisível: vida cotidiana e ritual ente os povos indígenas do Oiapoque. 1ed.Rio de Janeiro: Iepé/Museu do Índio, 2016, v. 1, p. 67-84.
TASSINARI, A. M. I.. La educación escolar indígena en el contexto de la antropología brasileña. In: Andrés Medina Hernández; Mechthild Rutsch. (Org.). Senderos de la antropología: discussiones mesoamericanistas y reflexiones históricas. 1ed.Cidade do México: Instituto Nacional de Antropologia e História, Universidade Nacional Autónoma de México, 2015, v. 1, p. 377-402.
TASSINARI, ANTONELLA MARIA IMPERATRIZ. Ajudando e aprendendo: a participação de crianças nas atividades produtivas da agricultura familiar. In: Tassinari, Antonella; Almeida, José Nilton de; Rebolledo, Nicanor. (Org.). Diversidade, Educação e Infância. Reflexões Antropológicas. 1ed.Florianópolis: EDUFSC, 2014, v. 1, p. 97-131.
TASSINARI, A. M. I.. Práticas corporais indígenas em espaços interculturais: entre o ritual, o trabalho e o esporte. In: Tassinari, Antonella; Almeida, José Nilton de; Rebolledo, Nicanor. (Org.). Diversidade, Educação e Infância. Reflexões Antropológicas. 1ed.Florianópolis: EDUFSC, 2014, v. 1, p. 163-171.
TRAGTENBERG, M.H.R. ; BOING, A.C. ; BOING, A.F. ; TASSINARI, A. M. I. . Impacto das ações afirmativas na Universidade Federal de Santa Catarina (2008-2011). In: Jocélio Teles dos Santos. (Org.). O Impacto das Cotas nas Universidades Brasileiras (2004-2012). 1ed.Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais, 2013, v. 1, p. 203-240.
TASSINARI, A. M. I.. A Sociedade Contra a Escola. In: Antonella Tassinari; Beleni Grando; Marcos Alexandre Albuquerque. (Org.). Educação Indígena: reflexões sobre noções nativas de infância, aprendizagem e escolarização. 1ed.Florianópolis: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 2012, v. 1, p. 275-294.

TASSINARI, A. M. I.; COHN, Clarice . Escolarização indígena entre os Karipuna e Mebengokré-Xikrin: uma abertura para o outro. In: Antonella Tassinari; Beleni Grando; Marcos Alexandre Albuquerque. (Org.). Educação Indígena: reflexões sobre noções nativas de infância, aprendizagem e escolarização. 1ed.Florianópolis: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 2012, v. 1, p. 247-274.
TASSINARI, A. M. I.. Sobre noções nativas e antropológica em educação indígena. In: Antonella Tassinari; Beleni Grando; Marcos Alexandre Albuquerque. (Org.). Educação Indígena: reflexões sobre noções nativas de infância, aprendizagem e escolarização. 1ed.Florianópolis: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 2012, v. 1, p. 15-22.
TASSINARI, A. M. I.. Antropologia, educação e diversidade. In: Vânia Zikán Cardoso. (Org.). Diálogos Transversais em Antropologia. 1ed.Florianópolis: UFSC/Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2008, v. 1, p. 161-176.
TASSINARI, A. M. I.; OLIVEIRA, M. S. ; GOBBI, I. . Aprendendo com a diversidade cultural: uma experiência de intercâmbio. In: Marcos Cezar de Freitas. (Org.). Desigualdade Social e Diversidade Cultural na infância e na juventude. 1ed.São Paulo: Cortez Editora, 2006, v. 1, p. 154-174.
TASSINARI, A. M. I.; RIAL, C. S. ; GROSSI, M. P. . O Encontro sobre Ensino de Antropologia. In: GROSSI, Miriam Pillar; TASSINARI, Antonella; RIAL, Carmen. (Org.). Ensino de Antropologia no Brasil: formação, práticas disciplinares e além fronteiras. 1ed.Blumenau: Nova Letra, 2006, v. 1, p. 199-206.
TASSINARI, A. M. I.. Prêmio Claude Lévi-Strauss para pesquisas de graduação: um balanço. In: GROSSI, Miriam; TASSINARI, Antonella; RIAL, Carmen. (Org.). Ensino de Antropologia no Brasil: formação, práticas disciplinares e além fronteiras. 1ed.Blumenau: Nova Letra, 2006, v. 1, p. 435-444.
TASSINARI, A. M. I.. Escola Indígena: novos horizontes teóricos, novas fronteiras de educação. In: LOPES DA SILVA, Aracy; FERREIRA A, Mariana. (Org.). Antropologia, História e Educação, a questão indígena e a escola. São Paulo/SP: MARI/FAPESP/Global Editora, 2001, v. 1, p. 44-77.
TASSINARI, A. M. I.. Da civilização à tradição: os projetos de escola entre os índios do Uaçá. In: Aracy Lopes da Silva; Mariana Kawall Leal Ferreira. (Org.). Antropologia, História e Educação. 1ed.São Paulo: Global, MARI, FAPESP, 2001, v. 1, p. 157-195.
TASSINARI, A. M. I.. Catolicismo e Xamanismo entre as famílias karipunas do Rio Curipi. In: Robin M. Wright. (Org.). Transformando os Deuses. 1ed.Campinas: Editora da UNICANP, 1999, v. 1, p. 447-478.
TASSINARI, A. M. I.. Sociedades Indígenas: introdução a tema da diversidade cultural. In: Aracy Lopes da Silva; Luís Donizete Benzi Grupioni. (Org.). A Temática Indígena na Escola. 2ed.São Paulo: Global, 1998, v. 1, p. 445-473.
TASSINARI, A. M. I.. Sociedades Indígenas: introdução ao tema da diversidade cultural. In: Aracy Lopes da Silva; Luís Donizete Benzi Grupioni. (Org.). A Temática Indígena na Escola. internet: internet, 1997, v. , p. -.
TASSINARI, A. M. I.. Homologação das Terras e Associação Indígena: a crescente organização dos povos indígenas do Oiapoque. In: Carlos Alberto Ricardo. (Org.). Povos Indígenas no Brasil: 1991-1995. 1ed.São Paulo: Instituto Socioambiental, 1996, v. 1, p. 297-299.
TASSINARI, A. M. I.. Sociedades Indígenas: introdução ao tema da diversidade cultural. In: Aracy Lopes da Silva; Luís Donisete Benzi Grupioni. (Org.). A Temática Indígena na Escola. 1ed.Brasília: MARI/MEC/UNESCO, 1995, v. 1, p. 445-473.

Livros publicados/organizados ou edições

TASSINARI, A. M. I.; MONTARDO, D. L. (Org.) ; VIEIRA, J. G. (Org.) . Antropologia e educação: refletindo sobre processos educativos em contextos escolares, não escolares e de políticas públicas. 1. ed. FLORIANÓPOLIS, MANAUS, NATAL: Copiart, EDUA, EDUFRN, 2019. v. 1. 272p .
TASSINARI, ANTONELLA MARIA IMPERATRIZ; ALMEIDA, JOSÉ NILTON DE (Org.) ; REBOLLEDO, Nicanor (Org.) . Diversidade, Educação e Infância. Reflexões Antropológicas. 1. ed. Florianópolis: EDUFSC, 2014. v. 1. 282p .
TASSINARI, A. M. I.; GRANDO, B. (Org.) ; ALBUQUERQUE, M.A.S (Org.) . Educação Indígena: reflexões sobre noções nativas de infância, aprendizagem e escolarização. 1. ed. Florianópolis: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 2012. v. 1. 300p .

ANTUNES, A. K. T. (Org.) ; TASSINARI, A. M. I. (Org.) ; MIRIM, J. B. G. K. (Org.) ; VICENZI, M. (Org.) ; VASCONCELOS, V.C.C. (Org.) . Kyringue Arandua Rupiguare: As Ideias das Crianças. 1. ed. Florianópolis: NUPPE/UFSC, 2011. v. 1. 55p .
GROSSI, M. P. (Org.) ; TASSINARI, A. M. I. (Org.) ; RIAL, C. S. (Org.) . Ensino de Antropologia no Brasil: Formação, práticas disciplinares e além-fronteiras. 1. ed. Blumenau: Nova Letra, 2006. v. 1. 454p .
TASSINARI, A. M. I.. No Bom da Festa. O processo de construção cultural das famílias Karipuna do Amapá. 1. ed. São Paulo: Edusp, 2003. v. 1. 416p .

Capítulos de livros publicados

TASSINARI, A. M. I.; MONTARDO, D. L. ; VIEIRA, J. G. . Interculturalidade, escola e corporalidade: interfaces entre Antropologia e Educação. In: Antonella Tassinari, Deise Lucy Montardo, José Glebson Vieira. (Org.). Antropologia e Educação: refletindo sobre processos educativos em contextos escolares, não escolares e de políticas públicas. 1ed.Florianópolis, Manaus, Natal: Copiart, EDUA, EDUFRN, 2019, v. 1, p. 9-16.

TASSINARI, A. M. I.. Enfant et milieu : l?apprentissage d?enfants autochtones et d?agriculteurs par l?expérience. In: Laurent Jérôme; Nicolas Boissière; Manoel Ribeiro de Moraes Jùnior; Flávia Cristina Araújo Lucas. (Org.). NATURES ET SOCIÉTÉS Identités, cosmologies et environnements en Amazonie brésilienne. 1ed.Louvain-la-Neuve: L’Harmattan, 2018, v. 1, p. 183-200.
TASSINARI, A. M. I.; MONTARDO, D. L. ; MELO, Clarissa ; SOUZA, E.L. ; OLIVEIRA, M. S. ; JESUS, S. C. ; CARIAGA, D.E. ; VASCONCELOS, V.C.C. ; REFATTI, D. . Educação, infância e diversidade: desafios à Antropologia e às Políticas Públicas. In: Deise Lucy O. Montardo; Márcia Regina C.F.Rufino. (Org.). Saberes e Ciência Plural. Diálogos e interculturalidade em Antropologia. 1ed.Florianópolis: Editora UFSC, 2017, v. 1, p. 99-121.
TASSINARI, A. M. I.. Os Karipuna do Amapá. In: Lux Boelitz Vidal, José Carlos Levinho, Luís Donisete Benzi Grupioni. (Org.). A presença do invisível: vida cotidiana e ritual ente os povos indígenas do Oiapoque. 1ed.Rio de Janeiro: Iepé/Museu do Índio, 2016, v. 1, p. 67-84.
TASSINARI, A. M. I.. La educación escolar indígena en el contexto de la antropología brasileña. In: Andrés Medina Hernández; Mechthild Rutsch. (Org.). Senderos de la antropología: discussiones mesoamericanistas y reflexiones históricas. 1ed.Cidade do México: Instituto Nacional de Antropologia e História, Universidade Nacional Autónoma de México, 2015, v. 1, p. 377-402.
TASSINARI, ANTONELLA MARIA IMPERATRIZ. Ajudando e aprendendo: a participação de crianças nas atividades produtivas da agricultura familiar. In: Tassinari, Antonella; Almeida, José Nilton de; Rebolledo, Nicanor. (Org.). Diversidade, Educação e Infância. Reflexões Antropológicas. 1ed.Florianópolis: EDUFSC, 2014, v. 1, p. 97-131.
TASSINARI, A. M. I.. Práticas corporais indígenas em espaços interculturais: entre o ritual, o trabalho e o esporte. In: Tassinari, Antonella; Almeida, José Nilton de; Rebolledo, Nicanor. (Org.). Diversidade, Educação e Infância. Reflexões Antropológicas. 1ed.Florianópolis: EDUFSC, 2014, v. 1, p. 163-171.
TRAGTENBERG, M.H.R. ; BOING, A.C. ; BOING, A.F. ; TASSINARI, A. M. I. . Impacto das ações afirmativas na Universidade Federal de Santa Catarina (2008-2011). In: Jocélio Teles dos Santos. (Org.). O Impacto das Cotas nas Universidades Brasileiras (2004-2012). 1ed.Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais, 2013, v. 1, p. 203-240.
TASSINARI, A. M. I.. A Sociedade Contra a Escola. In: Antonella Tassinari; Beleni Grando; Marcos Alexandre Albuquerque. (Org.). Educação Indígena: reflexões sobre noções nativas de infância, aprendizagem e escolarização. 1ed.Florianópolis: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 2012, v. 1, p. 275-294.
TASSINARI, A. M. I.; COHN, Clarice . Escolarização indígena entre os Karipuna e Mebengokré-Xikrin: uma abertura para o outro. In: Antonella Tassinari; Beleni Grando; Marcos Alexandre Albuquerque. (Org.). Educação Indígena: reflexões sobre noções nativas de infância, aprendizagem e escolarização. 1ed.Florianópolis: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 2012, v. 1, p. 247-274.
TASSINARI, A. M. I.. Sobre noções nativas e antropológica em educação indígena. In: Antonella Tassinari; Beleni Grando; Marcos Alexandre Albuquerque. (Org.). Educação Indígena: reflexões sobre noções nativas de infância, aprendizagem e escolarização. 1ed.Florianópolis: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 2012, v. 1, p. 15-22.

TASSINARI, A. M. I.. Antropologia, educação e diversidade. In: Vânia Zikán Cardoso. (Org.). Diálogos Transversais em Antropologia. 1ed.Florianópolis: UFSC/Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2008, v. 1, p. 161-176.
TASSINARI, A. M. I.; OLIVEIRA, M. S. ; GOBBI, I. . Aprendendo com a diversidade cultural: uma experiência de intercâmbio. In: Marcos Cezar de Freitas. (Org.). Desigualdade Social e Diversidade Cultural na infância e na juventude. 1ed.São Paulo: Cortez Editora, 2006, v. 1, p. 154-174.
TASSINARI, A. M. I.; RIAL, C. S. ; GROSSI, M. P. . O Encontro sobre Ensino de Antropologia. In: GROSSI, Miriam Pillar; TASSINARI, Antonella; RIAL, Carmen. (Org.). Ensino de Antropologia no Brasil: formação, práticas disciplinares e além fronteiras. 1ed.Blumenau: Nova Letra, 2006, v. 1, p. 199-206.
TASSINARI, A. M. I.. Prêmio Claude Lévi-Strauss para pesquisas de graduação: um balanço. In: GROSSI, Miriam; TASSINARI, Antonella; RIAL, Carmen. (Org.). Ensino de Antropologia no Brasil: formação, práticas disciplinares e além fronteiras. 1ed.Blumenau: Nova Letra, 2006, v. 1, p. 435-444.
TASSINARI, A. M. I.. Escola Indígena: novos horizontes teóricos, novas fronteiras de educação. In: LOPES DA SILVA, Aracy; FERREIRA A, Mariana. (Org.). Antropologia, História e Educação, a questão indígena e a escola. São Paulo/SP: MARI/FAPESP/Global Editora, 2001, v. 1, p. 44-77.
TASSINARI, A. M. I.. Da civilização à tradição: os projetos de escola entre os índios do Uaçá. In: Aracy Lopes da Silva; Mariana Kawall Leal Ferreira. (Org.). Antropologia, História e Educação. 1ed.São Paulo: Global, MARI, FAPESP, 2001, v. 1, p. 157-195.
TASSINARI, A. M. I.. Catolicismo e Xamanismo entre as famílias karipunas do Rio Curipi. In: Robin M. Wright. (Org.). Transformando os Deuses. 1ed.Campinas: Editora da UNICANP, 1999, v. 1, p. 447-478.
TASSINARI, A. M. I.. Sociedades Indígenas: introdução a tema da diversidade cultural. In: Aracy Lopes da Silva; Luís Donizete Benzi Grupioni. (Org.). A Temática Indígena na Escola. 2ed.São Paulo: Global, 1998, v. 1, p. 445-473.
TASSINARI, A. M. I.. Sociedades Indígenas: introdução ao tema da diversidade cultural. In: Aracy Lopes da Silva; Luís Donizete Benzi Grupioni. (Org.). A Temática Indígena na Escola. internet: internet, 1997, v. , p. -.
TASSINARI, A. M. I.. Homologação das Terras e Associação Indígena: a crescente organização dos povos indígenas do Oiapoque. In: Carlos Alberto Ricardo. (Org.). Povos Indígenas no Brasil: 1991-1995. 1ed.São Paulo: Instituto Socioambiental, 1996, v. 1, p. 297-299.
TASSINARI, A. M. I.. Sociedades Indígenas: introdução ao tema da diversidade cultural. In: Aracy Lopes da Silva; Luís Donisete Benzi Grupioni. (Org.). A Temática Indígena na Escola. 1ed.Brasília: MARI/MEC/UNESCO, 1995, v. 1, p. 445-473.