Daniel Granada da Silva Ferreira, Departamento de Ciências Naturais e Sociais, UFSC

Professor Adjunto 40h dedicação exclusiva da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Etnologia pela Universidade de Paris Ouest Nanterre La Défense (França) e PhD em história pela Universidade de Essex (Reino Unido). Possui mestrado em Estudos de Sociedades Latino Americanas pelo Institut des Hautes Études de l’Amérique Latine (IHEAL) Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris III (2005), mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) (2004) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Membro efetivo da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), da Latin America Studies Association (LASA) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Tem experiência em Sociologia e Antropologia, sociologia e antropologia da saúde atuando especificamente nas temáticas sobre mobilidade humana e processos de saúde e adoecimento.

CV LATTES

Redes e Projetos de Pesquisa__________________________________

REDE TERRITÓRIOS: TERRITORIALIDADES, DESLOCAMENTOS, PAISAGENS URBANAS E POPULAÇÕES TRADICIONAIS

• Projeto: Saúde e migrações no Brasil de uma perspectiva sócio antropológica

Publicações_________________________________________________

PISSAIA, L. F. ; Costa, A E K ; MORESCHI, C. ; REMPEL, C. ; CARRENO, I. ; GRANADA, D. . IMPACTO DE TECNOLOGIAS NA IMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM HOSPITALAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. REVISTA DE EPIDEMIOLOGIA E CONTROLE DE INFECÇÃO, v. 8, p. 1-20, 2018.

GRANADA, D.. MOBILIZAR AS EMOÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM ENSAIO SOBRE EXPERIENCIAS DA PRÁTICA DOCENTE. REVISTA GEPESVIDA, v. 4, p. 100-108, 2018.

GRANADA, D.; DETONI, P. . ‘Fluxos migratórios internacionais na América Latina’ In: Migração, refúgio e saúde. 1. ed. Santos – SP: Editora Universitária Leopoldianum, 2018. v. 1. 320p .

GRANADA, D.; STORCK, Fernanda P. . Migrações contemporâneas: relações de trabalho e direitos humanos no caso dos haitianos no sul do Brasil. In: Margarita Gavíria Mejía. (Org.). Migrações e Direitos Humanos. 1ed.Lajeado: Editora da Univates, 2018, v. 1, p. 149-156.

GRANADA, D.; CARRENO, I. ; Ramos, N. ; Ramos, M. Conceição . Discutir saúde e imigração no contexto atual de intensa mobilidade humana. Interface (Botucatu. Online), v. 21, p. 285-296, 2017.

GRANADA, D.. La fabrication de la capoeira de Londres: Mestre Sylvia et le LSC. Revista Iluminuras, v. 18, p. 65-101, 2017.

GRANADA, D.. Negritude e diferença no caso da imigração haitiana no sul do Brasil. CADERNOS OBMIGRA – REVISTA MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS, v. 1, p. 118-125, 2017.

GRANADA, D.. A capoeira e os novos usos e significados da prática ?Afro-brasileira? no Reino Unido. TEORIA & SOCIEDADE (UFMG), v. 1, p. 49-60, 2017.

GRANADA, D.; DETONI, P. . CORPOS FORA DO LUGAR: SAÚDE E MIGRAÇÃO NO CASO DE HAITIANOS NO SUL DO BRASIL. TEMÁTICAS (UNICAMP), v. 1, p. 115-138, 2017.

GRANADA DA SILVA FERREIRA, DANIEL. CAPOEIRA GOING GLOBAL: THE APPROPRIATION OF THE AFRO-BRAZILIAN PRACTICE THROUGH TV ADVERTISEMENTS IN FRANCE AND THE UNITED KINGDOM. AMBIVALÊNCIAS, v. 5, p. 87-111, 2017.

GRANADA, D.. Echanges globaux, agents locaux. l?apport de la capoeira aux études sur la mondialisation. CAMPOS (UFPR), v. 16, p. 99-117, 2016.

HENDGES, DEISE JULIANA BECKEL ; CARRENO, IONÁ ; FERREIRA, DANIEL GRANADA DA SILVA . PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PORTADORES DE ETILISMO DAS ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE LAJEADO/RS, 2011-2012. SAÚDE (SANTA MARIA), v. 42, p. 79, 2016.

GRANADA, Daniel ; FERREIRA, D. G. S. . TORNAR-SE MESTRE DE CAPOEIRA EM LONDRES: MESTRE FANTASMA E A RELOCALIZAÇÃO DA CAPOEIRA NA EUROPA. ANTROPOLÍTICA (UFF), v. 38, p. 298-324, 2015.

CARRENO, I. ; FERREIRA, D. G. S. ; SCHWINGEL, G. ; BATTISTI, C. R. ; Pissaia, L. F. ; PERICO, E. ; Mattei, F. ; Belé, P. . Atividades realizadas pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família em um município do interior do Rio Grande do Sul. Destaques Acadêmicos, v. 1, p. 142-150, 2015.

GRANADA, D.. Pratique de la capoeira en France et au Royaume-Uni. 1. ed. Paris: L’Harmattan, 2015. v. 1. 290p .

FERREIRA, D. G. S.. ‘Fazer o bem, faz bem’: notas sobre identidade e o aprendizado da capoeira na França. Revista da Fundarte, v. 20, p. 32-47, 2011.

FERREIRA, D. G. S.. ADAPTAÇÃO EM MOVIMENTO: O PROCESSO DE ?TRANSNACIONALIZAÇÃO? DA CAPOEIRA NA FRANÇA. ANTROPOLÍTICA (UFF), v. 24, p. 63-86, 2008.