María Eugenia Domínguez, Departamento de Antropologia, UFSC

É formada em Antropologia pela Universidad de Buenos Aires (2001). Tem mestrado e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004; 2009). Fez pós-doutorado na Universidad Autónoma de Barcelona e na Universidade de São Paulo. É professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina, docente do PPGAS/UFSC.

É pesquisadora do núcleo MUSA -Arte, cultura e sociedade na América Latina (https://www.instagram.com/musa_ufsc/). Desenvolve projetos de pesquisa na área da antropologia da arte e da etnomusicologia. Tem especial interesse na antropologia das sociedades chaquenhas.

CV LATTES

Redes e Projetos de Pesquisa_________________________________

ARTE, PERFORMANCE E SOCIABILIDADES

Projetos de Pesquisa

Antropologia, arte e musicalidades

O projeto tem como objetivo geral estudar e comparar práticas artísticas, os conhecimentos a elas associados e a sua performatividade em relação a diferentes aspectos do social. Retomam-se temas, problemas a abordagens clássicos na antropologia da arte e na etnomusicologia dialogando, por sua vez, com a produção teórica mais recente nessas áreas. O projeto prevê a realização de pesquisa antropológica em diferentes âmbitos artísticos, em diversas cenas musicais, e em festas e rituais, buscando, em todos os casos, entender a arte como forma singular de agenciamento e de elaboração de relações e categorias sociais.

Arte, rituais e transformações no Chaco

O projeto estuda as artes e os rituais dos guarani, chané e isosenhos na região fronteiriça entre a Bolívia, a Argentina e o Paraguai, no oeste do Chaco. As perguntas teóricas que guiam a proposta inspiram-se na perspectiva da antropologia da arte, onde se destaca o potencial de pensar os rituais, as artes e as musicalidades na sua performatividade. A pesquisa aborda os seguintes temas: 1) A dinâmica espacial que se estabelece entre as comunidades da área graças à celebração anual do arete guasu. 2) As transformações nos conhecimentos musicais associados ao rito. 3) As relações entre aspectos musicais e sonoros com as outras linguagens que compõem o ritual. 4) As técnicas de figuração e a confecção de máscaras. 5) Os potenciais do uso de meios audiovisuais na pesquisa etnográfica em artes.

Entre a guerra e a missão: pós-memória, arte e ritual no Chaco central

Este projeto atende à demanda da Associação de Mulheres da comunidade guarani de Santa Teresita (Boquerón, Paraguai) que solicitaram a nossa colaboração para a realização de um registro da memória da sua comunidade e do arete guasu, seu principal ritual. Trata-se de uma pesquisa colaborativa que contará com a participação de pesquisadoras indígenas. Serão realizadas entrevistas com moradores da comunidade, transcrição e tradução das mesmas, digitalização de material fotográfico e audiovisual antigo, pesquisa documental no arquivo do Vicariato Apostólico del Pilcomayo, e participação e observação dos rituais acompanhada da elaboração de registros audiovisuais.

Publicações

Domínguez, M.E. Som, imaginação e conhecimento: a ficção séria do rito. Revista Sociologia & Antropologia, v.12, p.1-24, 2022.

Domínguez, M.E. Sentido na dança: sobre os movimentos no Arete Guasu dos Guarani do Chaco Boreal Paraguaio. ILHA – REVISTA DE ANTROPOLOGIA. v.24, p.29 – 50, 2022.

Domínguez, M.E. Conexões sensíveis: seguindo a trilha etnobiográfica de um músico chaquenho. GIS – GESTO, IMAGEM E SOM – REVISTA DE ANTROPOLOGIA.  v.6, p.1 – 21, 2021.

Domínguez, M.E. Rito e história em el Chaco boreal paraguayo. Notas sobre ela rete guasu guaraní. PERIFERIA (BELLATERRA). v.25, p.120 – 141, 2020.

Domínguez, M.E. Um lugar onde se achar. Deslocamentos espaciais e ritual entre os guarani do Chaco boreal paraguaio. REVISTA DE ANTROPOLOGIA. v.63, p.9 – , 2020.

Domínguez, M.E. Sons, ritual e história indígena no oeste do Chaco. ILHA – REVISTA DE ANTROPOLOGIA. v.20, p.45 – 66, 2018.

Domínguez, M.E. Machado, V. V. Sudamérica y sus mundos audibles. Resenha. ILHA-REVISTA DE ANTROPOLOGIA. v.20, p.55 – 63, 2018.

Domínguez, M.E. Música, metáforas e lugar: os sons do Rio da Prata. TEMPO E ARGUMENTO., v.9, p.130 – 145, 2017.

Domínguez, M.E. A ciência, como a bruxaria, se faz com tudo que somos. Entrevista com Rafael J. de Menezes Bastos. El Oído Pensante., v.4, p.1 – 12, 2016.

Domínguez, M.E. Del carnaval a la música popular. Clang (La Plata).  v.4, p.19 – 32, 2016.

Domínguez, M.E. Rodas de capoeira. Arte e patrimônio em Florianópolis. Florianópolis: Contraponto, 2010, v.1. p.120.

Domínguez, M.E. Música e cura entre os flauteros chané e guaraní do oeste do Chaco In: Arte, som e etnografia.1 ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2021, v.1, p. 85-101.

Domínguez, M.E. Western Chaco Flutes and Flute Players Revisited In: Ethnomusicology and Audiovisual Communication.1 ed. Valladolid: Universidad de Valladolid, 2016, v.1, p. 115-131.

Domínguez, M.E. Sons do rio: trânsitos e fronteiras na música da região do Prata In: Arte e sociabilidades em perspectiva antropológica.1 ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014, v.1, p. 281-305.