Colóquios João Pacheco de Oliveira

19/05/2012 13:51

“Índios Misturados”, Educação, Ética e a Atuação do Antropólogo

PROGRAMAÇÃO (Ver abaixo os textos sugeridos para acompanhar os debates)

04/06 – 18h30min

Aula aberta – Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata atlântica:

A PEC 125 contra os direitos territoriais indígenas, quilombolas e ambientais

Local: Auditória da Reitoria

05/06 – 10h00min – Palestra:

“Índios Misturados” e a Presença Indígena no Nordeste

Local: Miniauditório CFH

11h30min – Lançamento do livro “A Presença Indígena no Nordeste”

Local: Saguão CFH

15h00min – Mesa-redonda:

Antropologia, Ética e a Regulamentação da Pesquisa

Participação: Ilka Boaventura Leite, Esther Jean Langdon e Miriam Grossi

Local: Miniauditório CFH

06/06 – 08h30min

Aula para os alunos da Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica

João Pacheco de Oliveira, professor titular de etnologia indígena do Museu Nacional (MN/UFRJ), é um dos antropólogos mais produtivos na construção de conhecimento sobre as sociedades indígenas em situações de intenso contato interétnico. “Capitão de longo curso”, como o chamou Roberto Cardoso de Oliveira ao destacar sua importância na moderna antropologia brasileira, João Pacheco é um extraordinário inovador da antropologia histórica, ao mesmo tempo o etnólogo que busca junto aos indígenas os elementos fundamentais de sua reflexão. Suas formulações teórico-conceituais de largo alcance cobrem várias de áreas de investigação, destacando etnicidades, etnologia indígena, emergências étnicas, relações interétnicas, práticas indigenistas estatais, ou a própria pesquisa antropológica. As preocupações com a relação entre ética, ciência e políticas de Estado o têm levado a produzir acuradas reflexões sobre o ofício do etnólogo e a responsabilidade social do cientista, além de participação ativa nos fóruns de representação da categoria, como a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), da qual também foi presidente entre 1994-96, e por diversas vezes exercendo a função de coordenador da Comissão de Assuntos Indígenas. É esta sólida e engajada trajetória intelectual que João Pacheco de Oliveira estará trazendo à UFSC para uma série de eventos que inclui palestras, mesa-redonda, reunião com núcleos de pesquisa, e aulas com alunos indígenas do curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica.

Textos de João Pacheco de Oliveira foram disponibilizados no xerox do CFH (pasta Colóquios João Pacheco de Oliveira):

— Uma Etnologia dos “índios misturados”: situação colonial, territorialização e fluxos culturais. In J.P de Oliveira (org.), A Viagem da Volta: Etnicidade, Política e Reelaboração Cultural no Nordeste Indígena. Rio de Janeiro: Contra Capa. 1999, pp. 11-36.

— O Ofício do Etnólogo e a Responsabilidade Social do Cientista. In Ensaios em Antropologia Histórica. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ. 1999, pp. 211-263.

— Instrumentos de bordo: expectativas e possibilidades de trabalho do antropólogo em laudos periciais. In J.P. de Oliveira (org.), Indigenismo e Territorialização: Poderes, rotinas e saberes coloniais no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Contra Capa. 1998, pp. 269-295.