Programas e projetos educativos inclusivos em museus

18/06/2013 23:06

A Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina (REM/SC), o Laboratório Virtual de Arte Interativa para Públicos Especiais (LAVAIPE) e a Associação de Arte Educadores de Santa Catarina (AAESC) convidam para:

Palestra com Gabriela Aidar –19 de junho – 15h às 17h

Programas educativos inclusivos em   museus:  a experiência da  Pinacoteca do Estado de São Paulo

A palestra abordará aspectos conceituais ligados ao desenvolvimento de programas e ações  educativas inclusivas em museus, discutindo temas como   direitos culturais, acessibilidade em museus e inclusão  sociocultural. A título de exemplo de  possibilidades de articulação desses conceitos à prática museológica, serão  apresentadas as ações desenvolvidas pelos Programas Educativos  Inclusivos do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca, junto a grupos em situação de vulnerabilidade social, de pessoas com  deficiências, idosos e funcionários do museu.

Local: Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura

Quanto: gratuito (vagas limitadas)

Inscrições: http://tinyurl.com/PalestraAidar

Oficina com Gabriela Aidar – 20 e 21 de junho – 13h às 18h

Projetos educativos inclusivos em museus: propostas e possibilidades

A oficina terá um caráter teórico prático a fim de promover a discussão de possibilidades de trabalho e abordagens educativas inclusivas em museus. Para  isto, serão apontados aspectos da construção de percursos educativos em museus para grupos em   situação de vulnerabilidade social, bem como  apresentadas práticas educativas museológicas  realizadas junto a tais grupos no país. Serão ainda abordadas as experiências dos participantes da oficina com grupos inclusivos e elaborados exercícios de  construção de projetos educativos  inclusivos.

Local: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS-SC)  –  Centro Integrado de Cultura (CIC)

Quanto: gratuito (vagas limitadas)

Número de vagas: 30

Carga horária: 10h

Inscrições: http://tinyurl.com/OficinaAidar

Gabriela Aidar: Graduada em História pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Estudos de Museus de Arte pelo  Museu de Arte Contemporânea e em Museologia pelo Museu de  Arqueologia e Etnologia,  ambos da USP. Obteve o título de Master of Arts in Museum Studies pela Universidade de Leicester, na Inglaterra, com revalidação pelo              Programa de Mestrado em Museologia da UNIRIO. De 2002 a 2012 foi coordenadora do Programa de Inclusão Sociocultural e desde janeiro de 2013 atua como coordenadora dos  Programas Educativos  Inclusivos do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Endereço da palestra e oficina: Centro Integrado de Cultura ( CIC) – Av. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis/SC

Informações

(48) 9927-4601

www.remsc.blogspot.com