Aula inaugural da pós e da graduação em Antropologia, nesta quarta, discute o mal-estar no patrimônio

28/04/2014 14:40
O PPGAS e o Curso de Graduação em Antropologia da UFSC convidam para aula inaugural conjunta, com o Prof. Dr. José Reginaldo Gonçalves, “O mal-estar no patrimônio”, nesta quarta, 30 de abril, às 14h30, no miniauditório do CFH.
José Reginaldo Gonçalves é doutor em Antropologia Cultural pela Universidade de Virginia, Charlottesville, Estados Unidos (1989). Mestre em Antropologia Social pelo PPGAS do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975). Pós-doutorado na Brown University, Providence, Rhode Island, Estados Unidos (2000). Visiting Scholar na Yale University, New Haven, Connecticut, Estados Unidos (2006) na condição de Professor Senior CAPES / FULBRIGHT (no MacMillan Center for International and Area Studies). Visiting Research Scholar no Graduate Center da City University of New York, Estados Unidos (2013). Professor / Pesquisador Associado IV do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do IFCS da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e do Departamento de Antropologia Cultural do IFCS / UFRJ. Pesquisador Associado do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da UFRJ. Organizador de A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX(textos de James Clifford), Autor de: A alma das coisas: patrimônios, materialidade e ressonância, Antropologia dos objetos: coleções, museus e patrimônios, A retórica da perda: os discursos do patrimônio cultural no Brasil.

Coordenadora do IBP, E. Jean Langdon, abre o semestre do PPGAS/UFMT

19/04/2014 18:19

O Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza no dia 22 de abril, às 19h, no Auditório II do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) do Campus de Cuiabá, aula inaugural com o tema “Os Diálogos da Antropologia com a Saúde: Contribuições para as Políticas Públicas”. A iniciativa tem apoio do Programa de Educação Tutorial Indígena (Petind) da UFMT.
A aula será ministrada por Esther Jean Langdon, do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Instituto Brasil.

Lançamento do Catálogo “Ticuna em dois tempos”

08/04/2014 15:58

O Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas e o Museu de Arqueologia e Etnologia Professor Oswaldo Rodrigues Cabral (MArquE) da Universidade Federal de Santa Catarina, reunidos em parceria na rede do INCT Brasil Plural (CNPq, FAPEAM, FAPESC), têm a grande satisfação de lançar o Catálogo “Ticuna em Dois Tempos”, no dia 09 de abril de 2014, às 18 horas, na sede do Museu Amazônico (endereço citado abaixo).

Reunindo imagens dos acervos Ticuna dos dois Museus, o Catálogo foi produzido no contexto de exposição homônima (2012-2013). O título faz referência aos dois tempos distintos nos quais as duas coleções foram formadas. O acervo de peças Ticuna do MArquE foi reunido pelo antropólogo catarinense Silvio Coelho dos Santos, na década de 1960, quando realizou pesquisa no Alto Solimões. Já o acervo do Museu Amazônico constitui a coleção Jair Jacqmont, artista plástico amazonense que, na década de 1970, colecionou as peças Ticuna com interesse artístico e cultural. Trata-se, portanto, de artefatos de dois tempos, duas coleções de décadas distintas e que mostram conjunturas diferenciadas, aqui recontextualizadas.

Os textos de apresentação do Catálogo “Ticuna em Dois Tempos” foram traduzidos para a língua Ticuna, língua indígena de maior número de falantes no território brasileiro (mais de 30.000 pessoas). A tradução foi feita também como maneira de marcar o esforço colaborativo na realização da exposição, com a participação dos Ticuna da associação Wotchimaücü, da Cidade de Deus, de Manaus.

Por ter no mesmo dia do lançamento do Catálogo a Defesa da Dissertação de Mestrado de MISLENE METCHACUNA MARTINS MENDES, discente indígena Ticuna do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social-PPGAS, vinculado ao Museu Amazônico/UFAM, pretendemos fazer do dia 09 de abril um momento especial dedicado ao Povo Ticuna e, se tudo der certo, comemorativo da conquista do título de Mestre pela discente Ticuna, que já é graduada em Antropologia pela Universidade Federal do Amazonas.

No lançamento do Catálogo “Ticuna em Dois Tempos”, contaremos com a presença ilustre de dois antropólogos de universidades federais do Rio de Janeiro que desenvolvem importantes pesquisas no Amazonas: Professor Doutor João Pacheco de Oliveira (Museu Nacional/UFRJ e PPGAS/UFAM), um dos autores dos textos do Catálogo, e Professor Doutor Sidnei Clemente Peres (Universidade Federal Fluminense-UFF). Ambos os professores também participarão da Banca Examinadora da Defesa de Dissertação da Ticuna Mislene, junto com a Profª. Dra. Maria Helena Ortolan, Diretora do Museu Amazônico e docente do PPGAS/Museu Amazônico/UFAM.

Todos estão convidados a fazerem parte do lançamento do Catálogo “Ticuna em Dois Tempos”, no próximo dia 09 de abril, e compartilhar da alegria do Museu Amazônico,  MArquE e INCT Brasil Plural em apresentar ao grande público imagens de acervos relevantes  para nosso (re)conhecimento da cultura do Povo Ticuna.

 

Informações:

Evento: Lançamento do Catálogo “Ticuna em dois tempos”.

Quando: 9/4/2014.

Horário: 18 horas.

Onde: Museu Amazônico, Rua Ramos Ferreira 1036 – Centro (entre Avenida Getúlio Vargas e Rua Tapajós, próximo à Livraria Valer), em Manaus- AM

Solicitação de Informações pelo e.mail