A pesquisadora da Rede Saúde do IBP e professora do Departamento de Antropologia da UNB, Silvia Guimarães coordena o laboratório Matula, que reúne um grupo de pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) que produzem conhecimento sobre as sociabilidades, desigualdade e estratégias de resistência de diversos grupos populacionais. Com o interesse de mobilizar-se ao redor da pandemia abriram um perfil de Instagram onde tem publicado documentos de apoio a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e publicam pequenos textos coletivos e vídeos de lideranças indígenas e quilombolas.
https://www.instagram.com/laboratoriomatula/
Helen Palma Pinedo e Julio Portocarrero, Doutorandos do PPGAS-UFSC e pesquisadores da Rede Saúde do IBP, como parte do “Grupo de Antropología Médica y Salud Intercultural” da Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP), organizam uma série de seminários “Covid-19 y Amazonia Indígena: Los pueblos indígenas amazónicos frente a la pandemia”. Hoje 30 de abril às 16pm.

Esta publicação internacional da Rede de Saúde: Práticas Locais, Experiências e Políticas Públicas, inclui o artigo “Anthropological engagement and interdisciplinary research: The critical approach in indigenous health in Brazil” escrito pelas professoras Esther Jean Langdon e Eliana E. Diehl.
O livro completo em meio eletrônico está disponível gratuitamente em:
https://www.uclpress.co.uk/products/124706