Érica Quináglia Silva, Faculdade de Saúde Coletiva, UnB

É professora adjunta III da Universidade de Brasília, em exercício provisório na Universidade Federal do Pará, e pesquisadora da Anis (Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero) e do Instituto Nacional de Pesquisa Brasil Plural. É doutora em Sociologia, Demografia e Antropologia Social pela Université Paris Descartes (Sorbonne) e pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), com pós-doutorado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Oswaldo Cruz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal Fluminense (2012). Possui mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e graduação em Antropologia (bacharelado) e Ciências Sociais (licenciatura) pela Universidade de Brasília (2005). Atua nas seguintes áreas: Sociologia urbana, Antropologia da saúde, bioética, ética aplicada, saúde coletiva, saúde mental, religiosidades brasileiras, Antropologia da morte, noções de pessoa e subjetividade, Antropologia audiovisual e direitos humanos.

CV LATTES

Redes e Projetos de Pesquisa__________________________________

SAÚDE: PRÁTICAS LOCAIS, EXPERIÊNCIAS E POLÍTICAS PÚBLICAS

• Projeto:

Publicações_________________________________________________

QUINAGLIA SILVA, Erica; PORTELA, Soraya Christina Oliveira . Ética em pesquisa: análise das (in)adequações do atual sistema de revisão ética concernentes à pesquisa social. Revista Mundaú, v. 2, p. 38-53, 2017.

QUINAGLIA SILVA, Erica; CARNEIRO, Rosamaria Giatti ; MARQUES, Silvia Badim . O direito à saúde da mulher e o princípio da proibição do retrocesso social: o aborto em pauta. In: Cristina Stevens; Susane Oliveira; Valeska Zanello; Edlene Silva; Cristiane Portela. (Org.). Mulheres e violências: interseccionalidades. 1ed.Brasília: Technopolitik, 2017, v. , p. 458-481.

QUINAGLIA SILVA, Erica; SANTOS, Josenaide Engracia dos ; LOPES, Maria Julia . (Re)inserção social: perspectiva do interno da Ala de Tratamento Psiquiátrico do Distrito Federal. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, v. 8, p. 116-126, 2016.

QUINAGLIA SILVA, Erica; MON, Ana Domínguez . Ética e Antropologia: debates contemporâneos sobre dilemas clássicos. AVA, v. 28, p. 7-16, 2016.

QUINAGLIA SILVA, Erica; PEREIRA, Éverton Luís . Ética em Pesquisa: os desafios das pesquisas em ciências humanas e sociais para o atual sistema de revisão ética. REVISTA ANTHROPOLÓGICAS, v. 27, p. 120-147, 2016.

QUINAGLIA SILVA, Erica; BONIFACIO, Isadora Gonçalves . A política de saúde mental e a atenção aos direitos humanos no âmbito da medida de segurança no Distrito Federal. In: Lídia de Oliveira Xavier; Carlos Federico Domínguez Ávila. (Org.). Cidadania, direitos humanos e políticas públicas no Brasil: estudos e pesquisas pós-graduadas. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2016, v. 1, p. 261-280.

QUINAGLIA SILVA, Erica; MIRANDA, Deborah Maria de . Direitos humanos, cidadania e violência no sistema penitenciário: a atenção à saúde na Penitenciária do Distrito Federal I. In: Lídia de Oliveira Xavier; Carlos Federico Domínguez Ávila; Vicente Fonseca. (Org.). Direitos humanos, cidadania e violência no Brasil: estudos interdisciplinares. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2016, v. 4, p. 273-289.

QUINAGLIA SILVA, Erica; BRANDI, C. Q. A. C. S. . ‘Essa medida de segurança é infinita ou tem prazo de vencimento?’ – interlocuções e desafios entre o Direito e a Psicologia no contexto judiciário. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), v. 19, p. 3947-3954, 2014.

SILVA, ÉRICA QUINAGLIA. ELENA. ILHA. REVISTA DE ANTROPOLOGIA (FLORIANÓPOLIS), v. 16, p. 260-265, 2014.

QUINAGLIA SILVA, Erica. Gênero e loucura: o caso das mulheres que cumprem medida de segurança no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. In: Cristina Stevens; Susane Rodrigues de Oliveira; Valeska Zanello. (Org.). Estudos feministas e de gênero: articulações e perspectivas. 1ed.Florianópolis: Ed. Mulheres, 2014, v. , p. 87-95.

QUINAGLIA SILVA, Erica; CODONHO, Camila Guedes . As tecnologias con(tra)ceptivas a partir de noções de pessoa: (des)construindo as significações de morte e vida. Bagoas : Revista de Estudos Gays, v. 7, p. 235-244, 2013.

QUINAGLIA SILVA, Erica; CRUZ, Mônica Oliveira da ; TRAJANO, Rayssa de Paula Dantas . Saúde mental, direito e psicologia no Judiciário: interlocuções na Seção Psicossocial da Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário, v. 2, p. 445-450, 2013.

QUINAGLIA SILVA, Erica; OLIVEIRA, Rosana Medeiros . Interview with Debora Diniz about the film The House of the Dead. Vibrant (Florianópolis), v. 9, p. 535-550, 2012.

QUINAGLIA SILVA, Erica. E a tristeza nem pode pensar em chegar…. Revista Anthropológicas, v. 20 (1), p. 243-261, 2009.

QUINAGLIA SILVA, Erica. Entre o fim e o princípio: a existência. Ser não ser, eis a questão!. Revista de Ciências Humanas (UFSC), v. 43, p. 589-597, 2009.