Monica Thereza Soares Pechincha, Faculdade de Ciências Sociais, UFG

Possui mestrado e doutorado em Antropologia pela Universidade de Brasília e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás, nos cursos de Ciências Sociais e Licenciatura Intercultural de Formação de Professores Indígenas. Atua nas seguintes áreas: etnologia indígena, educação indígena e teoria antropológica.

CV LATTES

Redes e Projetos de Pesquisa__________________________________

SAÚDE: PRÁTICAS LOCAIS, EXPERIÊNCIAS E POLÍTICAS PÚBLICAS

• Projeto: O suicídio de jovens indígenas

Publicações_________________________________________________

PECHINCHA, M. T. S.. O ataque aos direitos indígenas no Brasil atual: a dimensão imaginária da tensão entre assimilação e admissão da diferença indígena. Espaço Ameríndio (UFRGS), v. 10, p. 195-225, 2016.

PECHINCHA, M. T. S.. Performance e educação: uma reflexão de professores krahô sobre a incorporação de ritos e cantos na prática da educação escolar indígena. Inter-ação (UFG. Online), v. 41, p. 373-398, 2016.

PECHINCHA, M. T. S.. Observações sobre a participação de antropólogos no Comitê de Ética da UFG. In: SILVA, Tema Camargo da (Org.). (Org.). Dossiê Ciclo de Estudos e Debates: Procedimentos Éticos e a Pesquisa em Antropologia. 1ªed.Goiânia: FUNAPE/UFG/ABA, 2014, v. , p. 27-31.

PECHINCHA, M. T. S.. Ética e interculturalidade: considerações a partir do trabalho com estudantes indígenas no ensino superior. In: SILVA, Telma camargo da. (Org.). Ética e interculturalidade: considerações a partir do trabalho com estudantes indígenas no ensino superior. 1ªed.Goiânia: FUNAPE/UFG/ABA, 2014, v. , p. 86-91.

PECHINCHA, M. T. S.. Infância indígena e Direitos Humanos. In: Pimentel da Silva, M. S.; Borges, M. V. (Orgs.). (Org.). Educação Intercultural: experiências e desafios pedagógicos. 1ed.Goiânia: CEGRAF, 2013, v. , p. 1-.

PECHINCHA, M. T. S.. Teoria na cabeça versus teoria no papel: reflexões sobre conhecimento, oralidade e escrita na escola krahô. Tellus (UCDB), v. 11, p. 187-211, 2011.

PECHINCHA, M. T. S.. A proteção da cultura ao sujeito transeunte: uma entrevista com Jorge Terena. Tellus (Campo Grande), v. 14, p. 61-86, 2008.

PECHINCHA, M. T. S.. Kadiwéu, os índios cavaleiros, guerreiros que lutaram ao lado de d. Pedro II contra Solano Lopez durante a Guerra do Paraguai.. História Viva (São Paulo), v. 57, p. 84-90, 2008.

PECHINCHA, M. T. S.. Ensino Técnico e sustentabilidade dos povos indígenas. Tellus (Campo Grande), Campo Grande-MS, v. 8/9, n.ano 5, p. 79-89, 2006.

PECHINCHA, M. T. S.. O Brasil no Discurso da Antropologia Nacional. Goiânia-GO: Cânone Editorial, 2006. 184p .

PECHINCHA, M. T. S.; SEGATO, R. ; ALMEIDA, T. . As Duas Vírgens Brasileiras: Tradição e Modernidade nas Identidades Religiosas. Teoria & Sociedade (UFMG), Belo Horizonte, v. n. esp, 2002.

PECHINCHA, M. T. S.; SEGATO, R. ; ALMEIDA, T. . Las dos vírgenes brasileñas: Local y global en el culto mariano. In: Carlos Vladimir Zambrano (ed.). (Org.). Epifanías de la etnicidad. Estudios antropológicos sobre vírgenes y santos en América Latina. 1ªed.Bogotá: Corporación Colombiana de Investigaciones Humanísticas, HUMANIZAR, 2002, v. , p. -.

PECHINCHA, M. T. S.; SEGATO, R. ; ALMEIDA, T. . Las Dos Vírgenes Brasileñas: Tradición y Modernidad en las Identidades Religiosas. Revista Colombiana de Antropología, Santafé de Bogotá, Colômbia, v. 37, p. 90-112, 2001.

PECHINCHA, M. T. S.. Memória e História entre índios brasileiros: os Kadiwéu e seus etnógrafos Darcy Ribeiro e Guido Boggiani. História Revista (UFG), UFG, Goiânia-GO, v. 5, p. 151-163, 2000.

PECHINCHA, M. T. S.; SEGATO, R. ; ALMEIDA, T. . Las dos Vírgenes Brasilenas: Local e Global en el Culto Mariano. Série Antropologia, Departamento de Antropologia, UnB, UnB, Brasília-DF, v. 271, 2000.

PECHINCHA, M. T. S.. Weber e Durkheim postos em perspectiva. Série Antropologia, Departamento de Antropologia, UnB, UnB, Brasília-DF, v. 263, p. 263, 1999.

PECHINCHA, M. T. S.; SEGATO, R. ; ALMEIDA, T. . Las Dos Vírgenes Brasileñas: Tradición y Modernidad en las Identidades Religiosas. Sociedad y Religion, Buenos Aires, v. 18/19, p. 55-72, 1999.

PECHINCHA, M. T. S.. Kadiwéu. Enciclopédia (virtual) Povos Indígenas no Brasil, v. k, p. kadiwéu, 1998.